25/02/2022 às 21h30min - Atualizada em 26/02/2022 às 00h00min

Palmas deve ter chuvas intensas no fim de semana de carnaval; cidade já registrou 300 milímetros neste mês

Prefeitura diz que são esperadas chuvas todos os dias até a próxima terça-feira (1º).

G1 Tocantins

Prefeitura diz que são esperadas chuvas todos os dias até a próxima terça-feira (1º). Chuvas em Palmas
Lia Mara/Prefeitura de Palmas

O Tocantins deve registrar chuvas intensas nas próximas horas. Conforme os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuva forte em Palmas no fim de semana, período de carnaval. Desde o início de fevereiro a capital já acumulou 300 milímetros de chuvas - 100 a mais que janeiro, segundo o Boletim de Previsão do Tempo da Defesa Civil do Município.

O alerta amarelo indica perigo potencial até este sábado (26), mas a prefeitura de Palmas disse que são esperadas chuvas todos os dias até a próxima terça-feira (1º). "As chances de chover variam entre 80 e 90% com média de 10 mm por dia, ventos de até 12 km/h, e umidade relativa do ar variando entre 40 e 85 por cento, com índice ultravioleta (UV) muito alto", informou o município.

De acordo com o meteorologista José Luiz Cabral, o aumento no volume de chuvas em fevereiro já é esperado no norte do Brasil. Ele explica que este é o mês que mais chove em Palmas e no Tocantins.

“O La Niña é um fenômeno de grande escala, que surge a partir do resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, e influencia diretamente nas chuvas das regiões Norte e Sul do Brasil. Temos registrado muitas chuvas fortes, de forma localizada, nestes últimos dias, e elas deverão continuar”, afirmou Cabral.
Conforme o meteorologista, as chuvas continuam em março e a transição para chegada do período de estiagem pode começar em maio.
Em caso de chuvas e rajadas de vento, algumas orientações devem ser seguidas para evitar acidentes.

Não se abrigar debaixo de árvores
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas
Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Se precisar acione a Defesa Civil pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros no 193
neste-mes.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp