Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta (11) mostra que o ex-presidente Lula consolidou a liderança para a corrida presidencial de outubro de 2022 com 46% de intenções de votos.
Como a soma de todos os adversários dá 44% de intenções de voto, Lula teria possibilidade de vitória no primeiro turno. Porém, considerando a margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos, a situação também levar ao cenário de segundo turno.
A Quaest testou cenários sem a candidatura de Ciro Gomes (PDT), mostrando que Lula teria a maioria absoluta das intenções de voto caso o pedetista saísse da disputa. Nos dois cenários testados (Lula x Jair Bolsonaro x João Dória ou Lula x Bolsonaro x Simone Tebet), o ex-presidente petista teria 50% ou 51% de intenções de voto.
No cenário em que Lula enfrenta no primeiro turno apenas Bolsonaro e Ciro, pela terceira via, o petista também mantém vantagem, com 48%, contra Bolsonaro 32% e Ciro 10%.
O cenário que tem mais nomes inclui:
SEGUNDO TURNO
No segundo turno, Lula venceria todos os candidatos. Contra Bolsonaro, a distância é de 20 pontos percentuais: 54% para o petista e 34% para Bolsonaro.
Na pesquisa de primeiro turno, espontânea, a diferente entre Lula e Bolsonaro é menor: o petista é lembrado por 28% dos eleitores e Bolsonaro, por 22%.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas em 27 estados, na modalidade presencial. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. O instituto recomenda não fazer comparação com pesquisas anteriores porque os nomes envolvidos nesta rodada foram alterados.
Veja :
Veja a pesquisa completa através do link:https://correiodotocantins.com.br/images/ck/files/genial-nas-eleicoes_pesquisa-para-presidente-2022_resultado-maio-1_compressed.pdf