30/08/2023 às 01h14min - Atualizada em 30/08/2023 às 01h14min

PAPO DE POLÍTICA: Após calmaria no mês de julho, articulações visando 2024 voltam a todo vapor; Oposição a Kasarin ainda sem rumo certo; Sandoval de volta a ativa

Thiago de Castro

" A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política, diversas vezes."
 
Winston Churchill

 
 
A calmaria do mês de julho, tradicional mês da temporada de praia no Tocantins, onde a população tradicionalmente se entrega as águas refrescantes dos rios Araguaia e Tocantins, parece ter ficado definitivamente no passado, ao menos para a classe política colinense.
 
Buscando se viabilizar para a disputa eleitoral de 2024, os diversos grupos políticos têm investido bastante energia nesse verdadeiro jogo de xadrez que se tornou a política colinense.
 

Denuncismo e presença massiva nas redes sociais

 
Para os assíduos expectadores da política colinense, já está mais do que claro de que alguns opositores do atual prefeito de Colinas do Tocantins, apostam todas as fichas em sucessivas denúncias, seja ao Ministério Público, seja através de vídeos nas redes sociais para criar um clima de desgaste no atual mandatário e assim abrir espaço para "cair nas graças" do eleitorado.
 
Para quem acompanha de perto as redes sociais colinenses, os embates cada vez mais quentes e acalorados entre defensores e detratores do prefeito Kasarin tem se tornado uma atração a parte. O que talvez esses mesmos grupos não tenham ainda percebido, é a verdadeira apatia da população com esses embates, cada vez mais dissociados dos verdadeiros anseios da população, restando a estes mesmos grupos "pregar aos convertidos", ou simplesmente entretenimento para quem acompanha as redes sociais.
 

O que as pesquisas dizem

 
A equipe do webjornal Correio do Tocantins teve acesso a duas recentes pesquisas de opinião realizadas em Colinas por dois respeitados institutos e ambas mostram um claro cansaço do eleitorado com alguns nomes "manjados" do eleitor.
 
Pesquisas mostram apenas um "retrato do momento" e é preciso cautela para interpretá-las bem. Dito isto, fica claro que para o eleitor os atuais nomes colocados como possíveis candidatos de oposição ainda não caíram nas graças do eleitor, não apresentando, portanto, bons números para viabilizar uma candidatura competitiva.

Contudo, a exatamente 14 meses das eleições tudo pode acontecer, inclusive nada.
 

Relativa Tranquilidade


Com nomes da oposição ainda "engatinhando" nas pesquisas, prefeito Kasarin tem apresentado consolidação na aprovação de sua gestão junto à população e uma crescente preferência do eleitorado.
 
Um vice a caminho

Com relativa tranquilidade do prefeito azulão nas pesquisas, o quebra-cabeças que se começa a montar é do reserva na cadeira do executivo.

Algumas lideranças já começam a ser observadas, desde políticos atuantes até lideranças de menor expressão. O que se busca, ao que parece, é um perfil leal ao projeto atual e que tenha conhecimento e habilidade no campo político.
 

Fator Wanderlei Barbosa

Com aprovação de sua gestão nas alturas no município de Colinas e em todo o estado, o apoio do governador nas eleições de 2024 não é apenas desejado, como também disputado. 

Em passagem por Colinas em abril no aniversário do município e indagado por um vereador quem iria apoiar ano que vem, Wanderlei foi categórico: "Meu palanque será o do prefeito Kasarin"

Reunião para definir rumos

 
Importantes nomes da oposição pretendem se reunir em breve para iniciar uma série de diálogos que visam a construção da uma candidatura forte para 2024. Tradicionalmente a oposição em Colinas sempre teve dificuldade de se unir em torno de um projeto eleitoral e político comum, mas o quadro atual exige reflexão e união de esforços. "Ou nos unimos ou já era", disse um dos articuladores da reunião.que também é pré-candidato a prefeito em 2024.
 
Como diz o velho ditado popular: é ver pra crer. Afinal de contas é preciso, tratando-se de política observar a célebre frase dita por Magalhães Pinto, importante político mineiro do século XX: "Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou".

Sandoval Cardoso de volta a ativa

Dedicado aos negócios e a família e levando uma vida mais reservada desde que terminou o mandato de governador em 2014, Sandoval Cardoso tem voltado a receber políticos e amigos em sua fazenda em Bandeirantes para conversar sobre agronegócios e também sobre política. Perguntado sobre uma possível volta a vida pública, não confirma nem nega. 


Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp