28/06/2022 às 19h39min - Atualizada em 28/06/2022 às 21h11min

Colinas: Operação apreende mais de 220 alimentos vencidos e autua oito comércios

Entre os itens estão carnes, grãos, condimentos, além de produtos de higiene pessoal. Empresas têm 20 dias para apresentarem defesa.

- Correio do Tocantins
Uma operação realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPE), Procon Tocantins e outros órgãos de fiscalização apreendeu mais de 220 alimentos e outros produtos fora da validade em comércios de Colinas do Tocantins. Durante a ação, chamada de Pró-Consumidor, os fiscais autuaram oito comércios por vender os itens impróprios para o consumo.

A fiscalização, que ocorreu entre os dias 20 e 24 de junho e foi divulgada nesta terça-feira (28), percorreu supermercados, açougues e restaurantes da cidade e recolheu, ao todo, 221 itens que estavam nas prateleiras mesmo vencidos.

Entre os produtos recolhidos estão presunto, bacon, frango, tempero, mortadela, picolé, leite condensado, farelo de aveia, açúcar mascavo, salsicha, linguiça, café, bombom, ração animal, maionese, margarina, cerveja. Também havia itens de higiene pessoal e limpeza, como absorvente, desinfetante, água sanitária e alvejante.

Após a apreensão, os itens vencidos foram descartados no aterro sanitário do município. As empresas têm um prazo de 20 dias para apresentar defesa sobre as irregularidades.

Denúncias

O Procon Tocantins alerta para que os consumidores se atentem ao prazo de validade dos produtos que consomem. Caso encontrem itens nessas condições, devem formalizar a denúncia. O órgão disponibiliza o Disque 151 ou o WhatsApp Denúncia 99216-6840. 

Segundo o órgão, a operação Pró-Consumidor já foi realizada nos municípios de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.

As ações são coordenada pelo MPE, com a participação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Procon Tocantins e Polícia Militar (PM).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp