Uma operação realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPE), Procon Tocantins e outros órgãos de fiscalização apreendeu mais de 220 alimentos e outros produtos fora da validade em comércios de Colinas do Tocantins. Durante a ação, chamada de Pró-Consumidor, os fiscais autuaram oito comércios por vender os itens impróprios para o consumo.
A fiscalização, que ocorreu entre os dias 20 e 24 de junho e foi divulgada nesta terça-feira (28), percorreu supermercados, açougues e restaurantes da cidade e recolheu, ao todo, 221 itens que estavam nas prateleiras mesmo vencidos.
Entre os produtos recolhidos estão presunto, bacon, frango, tempero, mortadela, picolé, leite condensado, farelo de aveia, açúcar mascavo, salsicha, linguiça, café, bombom, ração animal, maionese, margarina, cerveja. Também havia itens de higiene pessoal e limpeza, como absorvente, desinfetante, água sanitária e alvejante.
Após a apreensão, os itens vencidos foram descartados no aterro sanitário do município. As empresas têm um prazo de 20 dias para apresentar defesa sobre as irregularidades.
Denúncias
O Procon Tocantins alerta para que os consumidores se atentem ao prazo de validade dos produtos que consomem. Caso encontrem itens nessas condições, devem formalizar a denúncia. O órgão disponibiliza o Disque 151 ou o WhatsApp Denúncia 99216-6840.
Segundo o órgão, a operação Pró-Consumidor já foi realizada nos municípios de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.
As ações são coordenada pelo MPE, com a participação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Procon Tocantins e Polícia Militar (PM).