Professores e estudantes do Colégio Estadual 1° de Junho, localizado na cidade de Pequizeiro, comemoram a climatização de todos os ambientes da escola. Lá, foram instalados 13 aparelhos climatizadores evaporativos, que atenderam a necessidade da instituição. E para melhorar os ambientes da escola foram investidos o valor de R$ 80.600.
A escola conta com 214 estudantes matriculados no ensino médio e 33 servidores e uma unidade de ensino que atua há 28 anos formando cidadãos. A escola tem uma estrutura formada por cinco salas de aula, biblioteca, sala de professores e setor administrativo.
O diretor Sílvio Cândido Ramos ressaltou a satisfação do momento.
"Há tempos vínhamos lutando para que a escola fosse climatizada, pois vivemos numa região com características de forte calor. E muitas vezes os estudantes tinham que ser dispensados das aulas por causa de dores de cabeça, principalmente, nos períodos da tarde e noite. E ter a escola totalmente climatizada é uma alegria e um momento de felicidade para os alunos e servidores", explicou Sílvio.
O professor Denes Albert Ramos, que leciona História e Filosofia na escola há alguns anos, ressaltou a satisfação em contar com uma escola climatizada, nesse período de intenso calor. "Agora, toda a turma está com mais disposição para estudar e para realizar as atividades", frisou.
A aluna Fernanda Camargo da Silva ressaltou a importância da ação. "O fato de ter uma escola climatizada auxilia na nossa concentração e traz um bem-estar e mais conforto para os espaços de estudos", esclareceu.
O aluno Mauro de Oliveira Paiva Neto também comentou sobre a mudança na escola. "É algo que vai impactar muito na aprendizagem e ampliar o desempenho dos estudantes. Em ambientes muito quentes ficamos inquietos e sem ânimo", afirmou.
Ações
Além das atividades de rotina da escola, o Colégio Estadual 1° de Junho, realizará nesse segundo semestre os projetos de combate à dengue e às queimadas. A professora de Química, Ferdinanda Pereira Lima Tavares contou que também está sendo planejada a realização das atividades como a noite cultural e a feira de ciências, que além das aprendizagens adquiridas, são espaços para promover a integração entre os estudantes e revelar talentos artísticos.
Escola Bernardo Sayão
A Secretaria da Educação também destinou 30 aparelhos climatizadores evaporativa para o Colégio Estadual Bernardo Sayão, também localizado em Pequizeiro. Lá o investimento foi de R$ 186,00.