Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
12/08/2022 às 19h43min - Atualizada em 12/08/2022 às 21h29min

Bebê de oito dias é salvo por bombeiros após se engasgar durante a amamentação

Criança ficou sem fôlego e os pais não sabiam como agir. Por sorte, dois alunos do curso de formação dos bombeiros que moram no mesmo condomínio, em Palmas, ajudaram o casal.

- Correio do Tocantins
Era para ser mais um momento calmo de amamentação, mas em questão de segundos a moradora de Palmas Érica Martins Lima Paz e o marido, o advogado André Jesus, perceberam que o filho estava engasgado. Se não fosse a ação rápida de dois alunos do Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros, a criança de apenas oito dias não teria sobrevivido.

O caso aconteceu por volta das 22h50 de quarta-feira (10). A criança começou a perder o fôlego e no desespero de não saber como agir, o casal só conseguiu lembrar que os vizinhos de condomínio eram bombeiros e poderiam salvar a criança.

“É algo que acontece muito rápido. É um desespero enorme. Você está amamentando e a criança fica sem respirar, fica roxa”, relatou Érica. “Mas graças a Deus os bombeiros estavam aqui do lado e salvaram a vida do nosso filho. Somos gratos a eles”, completou a mãe.


Os ‘anjos da guarda’ da criança são os bombeiros Victor Bringel de Sousa, de 22 anos, que é de Goiás, e Rafael Umbuzeiro Santos, de 25 anos, da Bahia. Eles moram no mesmo condomínio que o casal, na Arso 43 (407 Sul), e se dividiram nas tarefas de atender o bebê e ainda acalmar os pais, que estavam desesperados.



Conforme a corporação, eles fizeram manobras aprendidas durante o curso de formação para desengasgo da criança.

“Continuei até que o bebê colocasse o leite para fora. Isso me tranquilizou, pois vi que o trabalho estava dando certo”, disse o Rafael Umbuzeiro. “É muito gratificante saber que a gente pode ajudar as pessoas”, disse Bringel. Os dois bombeiros foram aprovados no último concurso, que ocorreu em 2021.


Manobras de salvamento
Segundo a comandante operacional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, entre os métodos para salvar bebês que se engasgam está virar a criança de bruços e dar cinco tapinhas nas costas, virar novamente de frente e fazer cinco compressões torácicas até ele chorar ou tossir. Se isso acontecer, significa que as vias respiratórias foram desobstruídas.
Além das manobras de salvamento, é importante que o Corpo de Bombeiros também seja acionado para fazer as orientações imediatas.

De acordo com os bombeiros, de janeiro a julho deste ano, ocorreram 35 casos de salvamento de crianças que se engasgaram no estado. O maior número ocorreu na capital, com 11 chamadas.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp