29/11/2022 às 18h27min - Atualizada em 30/11/2022 às 08h20min

ARAGUAÍNA: Pacientes com fibromialgia podem fazer carteirinha que dá direito a atendimento prioritário

Secretaria Municipal de Saúde estima que 350 moradores da cidade sofram com a doença. Veja quais documentos precisam apresentar para ter acesso ao documento.

- Correio do Tocantins
Em Araguaína, os pacientes com fibromialgia podem fazer uma carteirinha especial, que dá direito a atendimento prioritário em empresas e órgãos públicos municipais. A secretaria de saúde estima que em torno de 350 moradores da cidade sofram com a doença.

A carteira tem validade de dois anos. O documento traz no verso um QR Code para que os pacientes tenham acesso às informações.

"Basta o cidadão direcionar a câmera do celular para o QR Code e ele vai ser direcionado a uma página no servidor da Secretaria Municipal de Saúde, onde estarão os dados", explicou o diretor de atenção básica, Jales da Silva Dias.


Araguaína é o primeiro município do Tocantins a publicar uma portaria cumprindo duas leis, uma municipal e outra estadual, que prevê a carteira de identificação à pessoa com a doença.

"O cidadão deve procurar a secretaria de saúde com o laudo, cartão do SUS precisa estar atualizado no município de Araguaína. Se a pessoa não estiver com o cartão atualizado, precisa se dirigir à agência do É pra Já, inicialmente, atualizar o cartão, só então, dá entrada para emissão da carteirinha".


Há mais de 20 anos, o aposentado Juarez Moreira Silva convive com a doença. Ele conta que sente muitas dores na musculatura das pernas e braços

. "É uma doença que traz fraqueza para as pernas, os braços, o pulso. Você fica por algum tempo em pé, com certeza vai perder a força das pernas, não tem como, ela leva você a sentar".


Juarez solicitou a carteirinha. Para ele, o documento vai facilitar o dia dia dos pacientes. "É uma prioridade, que até então, a gente não tinha. A partir dessa ação da prefeitura, a gente vai mostrar que é um direito nosso e que a gente vai usufruir porque é muito ruim ficar com as pernas tremendo em uma fila. Não é bom, quem sofre de fibromialgia sabe o que é", finaliza ele.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp