Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
17/12/2022 às 13h00min - Atualizada em 17/12/2022 às 13h00min

Ruraltins realiza Seminário para promover e valorizar trabalho social no meio rural

Seminário Ater Social visa dar visibilidade às ações dos profissionais da área social no serviço de assistência técnica e extensão rural (ater) no Tocantins

- Correio do Tocantins

No intuito de dar visibilidade às ações dos profissionais da área social no serviço de assistência técnica e extensão rural (ater), bem como promover a reflexão acerca da valorização desses profissionais, o instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), promove nesta sexta-feira, 16, o segundo Seminário de Ater Social. O encontro ocorre no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-TO), e reúne mais de 100 profissionais de serviço social, economista doméstico, nutrição, pedagogia e técnicos que atuam nesse segmento dentro do órgão rural.

Na abertura, o gestor da pasta, Washington Ayres, destacou a relevância dos profissionais da área social na prestação de serviço ao agricultor familiar. "Nosso objetivo é valorizar essa classe profissional que atua de forma estratégica, levando e assegurando ao agricultor o acesso às políticas públicas de equidade e inclusão social", disse o presidente.

Na ocasião Washington ressaltou o ano produtivo, com intensa atuação do órgão no último semestre e afirmou que para 2023, a intensificação dos trabalhos terão continuidade porque é interesse do governador Wanderlei Barbosa intensificar os trabalhos de valorização e fortalecimento da agricultura familiar em todo o Estado.

Para o diretor de Ater do órgão, Kin Gomides,
 

"esse é um evento de relevância porque ele marca dentro da história do Ruraltins uma remonte do aspecto social nas nossas políticas. E esse segmento é muito importante porque dá um olhar humanizado para as ações produtivas no que a gente desenvolve; avalia as questões da cultura da família, os seus interesses, e os seus valores. Então para nós, evidenciar essa ação é muito importante e melhor qualifica o que o Ruraltins faz. Com esse encontro a gente quer trazer um olhar mais humano, mais crítico aos processos que são desenvolvidos no meio rural, bem como na perspectiva também ambiental".

Na programação, os participantes estão tendo acesso a diversos temas. Pela manhã as palestras abordaram os temas: Gênero e Agricultura Familiar – Um olhar sobre o Tocantins, com a professora Gleys Lallis Ramos, que levou os participantes à discussão e reflexão acerca do protagonismo da mulher no meio rural; em seguida a palestra A importância das Cooperativas para a organização Social da agricultura familiar, com o professor da UFT, Cleiton Milagres.

O professor Cleiton, que trouxe a abordagem de cooperativismo, argumentou a importância da organização produtiva da agricultura familiar.
 

"É uma forma de contribuir com a inclusão produtiva dessas famílias no campo e a gente precisa ter um olhar não só para a produção mas também para a organização social, quem são essas pessoas, como é que a gente proporciona um desenvolvimento que tenha como base a comunidade, os desejos dessas comunidades e como estão as ofertas de oportunidades para essas comunidades para que elas possam utilizar das políticas públicas para o campo, através do trabalho de ação coletiva e que elas se sintam representadas, e o corporativismo é o caminho, uma via em que elas são colocadas como atores principais desse processo, como uma sociedade civil organizada, então a corporativa ajuda nesse mecanismo econômico, além do social, buscando equilíbrio entre gestão empresarial e gestão social. Então a abordagem aqui é como conciliar essa organização produtiva junto com a organização social, não tem um mais importante do que o outro, é importante o equilíbrio para que o corporativismo consiga atender as demandas da agricultura familiar", ressaltou.



No período da tarde a programação segue como a apresentação da extensionista Wesleya Dias, sobre o Serviço Social e Extensão rural – Experiências do Tocantins, Sul do Pará e Sul do maranhão; em seguida, a palestra O Social na extensão Rural sob a perspectiva de gênero, com a extensionista e economista doméstica, Carina Irineu do Monte; Associações como fortalecimento para a Agricultura familiar, com a extensionista Sonia Oliveira; e o Trabalho Social no Ruraltins – Perspectivas e Desafios.

O encontro será encerrado com um debate acerca do que foi apresentado, e encaminhamentos de propostas que proporcionem a valorização do segmento no contexto da ater pública tocantinense.

 

Cooperação com a Agrosudeste

Na ocasião, o presidente Washington aproveitou o evento para formalizar o Termo de Parceria Técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) com a Feira Agrosudeste.

O Ruraltins está nessa parceria desde sua primeira edição com o Dia de Campo na Fazenda Laço de Ouro em Almas. Segundo o presidente Washington Ayres, "é com alegria que formalizamos mais uma vez esse apoio a essa grande feira da região sudeste, pois ela capacita e leva tecnologias ao nosso público alvo que são os agricultores familiares.''

O Ruraltins é o responsável por desenvolver os quatro dias de campo que serão realizados no evento com as seguintes cadeias: Piscicultura, Bovinocultura, Horticultura e Fruticultura. Esses dias de campo são um marco do evento, pois capacitam cerca de 300 produtores, alunos e técnicos de todo estado do Tocantins.

Participou da solenidade o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Gomides que está presente no evento desde de sua primeira edição.

A feira está com data prevista para 12 a 15 de abril de 2023, no Parque Agrotecnológico Neison Gomes, no Colégio Agropecuário de Almas Tocantins.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp