Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
09/01/2023 às 14h31min - Atualizada em 09/01/2023 às 14h31min

Quem tem bruxismo pode fazer implante dentário?

O bruxismo afeta 30% da população mundial e 40% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

- Correio do Tocantins

Caracterizado por uma atividade involuntária dos músculos mastigatórios, o bruxismo afeta 30% da população mundial e 40% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As causas da patologia ainda são desconhecidas, mas podem estar relacionadas, principalmente, ao estresse, ansiedade e fatores hereditários.

O transtorno pode provocar dores de cabeça, incômodos e ruídos no ouvido, além de desgaste e amolecimento dental e, em casos mais críticos, problemas nas gengivas, nos ossos e na articulação da mandíbula (ATM).

Em tempo: nos pacientes com bruxismo, os dentes sofrem uma sobrecarga que pode ocasionar fraturas, desgastes e fissuras. E, quando ocorre a perda dentária, o implante dentário é uma solução. 

“Pacientes com bruxismo podem fazer implantes, porém é preciso ter alguns cuidados especiais para evitar problemas nas próteses e implantes”, diz o Dr. Felipe Borba, mestre em Implantodontia e Consultor Científico da S.I.N. Implant System. “Isso porque o bruxismo pode causar danos como fraturas no implante, afrouxamentos no parafuso da prótese e, em casos mais graves, até mesmo a perda do implante”, completa.

Segundo o Dr. Borba, o dentista atua no sentido de evitar sobrecargas sobre o implante.
 

“O uso de placa miorrelaxante é recomendado. É possível também fazer recorrer à laserterapia, ajustes oclusais e botox, como tratamentos alternativos”, diz o especialista. “O tratamento na maioria das vezes é multidisciplinar, sendo que em muitos casos o acompanhamento com psicólogo é necessário, além de mudanças no estilo de vida, para diminuição do estresse e ansiedade”, conclui.

Além disso, implantes com carga imediata (aqueles onde a colocação do dente sobre o implante é feita imediatamente após a cirurgia) não são recomendados para pacientes com bruxismo. Isso porque a pressão extra causada pelo ranger dos dentes é  altamente prejudicial em implantes que ainda não estão totalmente osseointegrados. 

Por fim, o Dr. Felipe ressalta que é fundamental que o paciente visite regularmente o Dentista, idealmente a cada seis meses, ou conforme a recomendação do profissional..


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp