28/10/2023 às 18h53min - Atualizada em 28/10/2023 às 18h53min

Juiz tocantinense José Carlos Ferreira Machado recebe Moção Honrosa pelo Projeto Juri/Criança Feliz

O magistrado recebeu o apoio e a homenagem de entidades que atuam na defesa dos direitos humanos no Tocantins

Thiago de Castro - Correio do Tocantins
Juiz Tocantinense José Carlos Ferreira Machado - Foto Thiago de Castro

O movimento estadual de Direitos Humanos(MEDH-TO) e o Centro de Direitos Humanos de Cristalândia homenagearam nessa sexta-feira,27, o juiz tocantinense José Carlos Ferreira Machado pelo trabalho realizado em prol de crianças em situação de vulnerabilidade alimentar através do projeto Juri/Criança Feliz.

Para o Centro de Direitos Humanos de Cristalândia o projeto desenvolvido pelo magistrado é uma boa-prática na promoção alimentar de crianças em vulnerabilidade alimentar, juntamente com a promoção de palestras que aproximam o Judiciário das populações mais carecentes.

 

Tais práticas devem ser propagadas, multiplicadas, estimuladas para a Magistratura no Estado brasileiro, fazendo assim pela possibilidade, racionalizada, no controle de excedentes de refeições das Sessões do Júri com destinação no viés de uma Justiça Social para grupos sociais mais pobres economicamente.

É pertinente o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins contemplar o presente Projeto como uma boa-prática a ser estimulada no Judiciário, a fim de que o Projeto Júri/Criança Feliz seja adotado por outros Magistrados o que beneficiaria as crianças em vulnerabilidade alimentar, afirmou Pe. Eduardo Alencar Lustosa Coordenador do CDHC.


Já, Maria Vanir, coordenadora do MEDH-TO, considera que a figura do Juiz Encastelado deve ser superada, devendo o Magistrado se atentar que nas suas funções típicas e atípicas há espaços para aplicar-se Justiça Social e que as boas-práticas do Judiciário devem ter ampla publicidade como maneira de estimular a multiplicação de tais práticas, sobretudo, em favor dos grupos sociais mais marginalizados.
 

O Projeto Júri/Criança Feliz, idealizado pelo Dr José Carlos Ferreira Machado, Juiz deDireito, é um exemplo dentro do Judiciário tocantinense de boa-prática em favor de crianças em vulnerabilidade alimentar, beneficiando incontáveis crianças, disse Maria Vanir.

 

O Projeto Júri/Criança Feliz faz a doação de excedentes de refeições oriundas das Sessões do Júri em favor de crianças em vulnerabilidade social e aproxima o Judiciário da comunidade carente através de palestras do Magistrado e Serventuários para a população. 

O projeto, além de racionalizar as refeições excedentes das Sessões do Júri, possibilita que o Juiz tenha contanto direto com a comunidade, fazendo assim superar a figura do Juiz recluso em seu gabinete que apenas reproduz desigualdades sociais que coisificam as pessoas.

 

Confira aqui a moção honrosa concedida pelo Centro de Direitos Humanos de Cristalândia: https://abre.ai/g70L
 

Confira aqui nota de apoio do Movimento Estadual de Direitos Humanos: https://abre.ai/g70M


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp