Na manhã desta sexta-feira,17, a comunidade em geral, órgãos, entidades e operadores da Segurança Pública conheceram, em Colinas do Tocantins, o aplicativo Fale com a Ouvidoria, ferramenta pioneira no Brasil que conecta o cidadão aos serviços prestados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO).
O evento ocorreu no auditório da OAB subseção de Colinas do Tocantins.
Equipes da Secretaria têm percorrido todo o Estado divulgando a ferramenta que permite fazer denúncias, reclamações, elogios e sugestões, inclusive de forma anônima, se o cidadão assim preferir.
O escrivão de Polícia Civil da SSP-TO, Rodrigo Barbosa Rodrigues, que desenvolveu a ferramenta, lembrou que o aplicativo não coleta nenhum dado de quem acessa e está em constante atualização.
“Entre muitos aspectos positivos dessa ferramenta, destacamos a possibilidade de acompanhamento da demanda por parte do cidadão, o que antes não ocorria sem que ele tivesse que se deslocar até a sede da Secretaria, por exemplo”, explicou.
O aplicativo que visa aproximar a sociedade da secretaria de segurança pública está sendo avaliado pela Organização do prêmio Innovare, premiação referência no meio jurídico nacional e está concorrendo a premiação do "Brasil Central" na categoria Boas práticas na segurança pública.
Além de agentes da segurança pública, entre policiais e delegados, também estiveram presentes o Ouvidor da SSP Dr. Nelson Guimarães, da Promotora de Justiça Cristina Seuser, do Prefeito de Colinas Dr. Kasarin, vereador Augusto Agra, da delegada de polícia Lorrany Almeida, da secretária adjunta da OAB subseção de Colinas Amanda Magalhães e do Subdiretor do SIOP Anderson Casé.