O deputado estadual Eduardo do Dertins (Cidadania) não ocupa mais o cargo de líder do Governo na Assembleia Legislativa. O ofício que destitui o agora ex-líder, foi lido na Sessão da Casa de Leis, na manhã desta terça-feira, 02.
A decisão veio à luz após Dertins declarar publicamente seu apoio à reeleição do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, do partido UB (União Brasileira), em detrimento do pré-candidato do Palácio Araguaia, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos). Essa declaração não foi bem recebida pelos demais deputados da base governista, que se mostraram insatisfeitos com a postura do deputado.
Jorge Frederico, por sua vez, conta com o apoio do presidente da Assembleia e de pelo menos 19 deputados estaduais, o que evidencia sua força política tanto dentro da Assembleia quanto no Palácio Araguaia. Esse respaldo político coloca Frederico em uma posição de destaque e influência, especialmente diante das movimentações para as próximas eleições municipais.
Fontes do Palácio afirmam que já havia uma insatisfação com Dertins bem antes, uma vez que dizem que ele não estava fazendo a defesa do governo no plenário, o que sempre fica, afirmam, por conta dos deputados Ivory de Lira (PCdoB) e Léo Barbosa (Republicanos).
O governador ainda não indicou quem será o novo líder do governo na Assembléia Legislativa.