Nos bastidores, os principais partidos políticos de Colinas do Tocantins estão em intensa movimentação para definir seus pré-candidatos. Os interessados têm até esta sexta-feira, 06 de abril para definir suas siglas, lembrando que, após esta data, ainda serão realizadas as convenções partidárias entre 20 de julho e o dia 05 de agosto.
Em Colinas, dirigentes de 9 siglas partidárias afirmam ter contruído chapas para disputar uma ou mais vagas de vereador na Câmara Municipal em outubro.
Prefeito Kasarin mostra força política
Com União Brasil, Republicanos e PDT sob seu comando, o atual prefeito e pré-candidato a reeleição Dr. Kasarin mostrou força política ao construir um time forte para concorrer ao legislativo municipal, reunindo um time de 42 pré-candidatos e candidatas capitaneados pelo prefeito.
Atuais vereadores trocam de partido
Com a janela partidária a maioria dos atuais vereadores no mandato trocaram de partido para viabilizarem suas candidaturas a reeleição em outubro.
Leandro Coutinho trocou o PT pelo PSDB
Antônio Pedroza(Azia) trocou o Avante pelo PSDB
Genival Dourado trocou o MDB pelo PSDB
Romerito Guimarães trocou o PT pelo PSDB
Rosinara Almeida trocou o PSD pelo MDB
Daniel Garrincha trocou o União Brasil pelo PDT
Gauchinho da La Bella trocou o União Brasil pelo PRD
Canhoto trocou o MDB pelo União Brasil
Ricardo Parente trocou o Avante pelo Republicanos
Marcão trocou o Podemos pelo PRD
Augusto Agra permaneceu no União Brasil
Fernando Sousa trocou o MDB pelo União Brasil
Deuline Farias trocou o PTB pelo PSB
Procurado pela coluna, o vereador licenciado e atual presidente do Ruraltins Washington Aires afirmou que não concorrerá a reeleição e que está no momento empenhado em fortalecer os pré-candidatos a vereador pelo Progressistas.
Chapinhas e Chapões
Dentre as chapas que estão sendo contruídas para a disputa em outubro, a do PSDB está sendo apelidada nos bastidores de "Chapa da morte". São 4 vereadores de mandato filiados ao partido constituindo um chapão considerado perigoso por diversos pré-candidatos ouvidos por esta coluna.
Já nas chapas articuladas pelo prefeito Kasarin a distribuição dos pré-candidatos foi contruída segundo articuladores do prefeito, de uma maneira em que todos possam ter "chance" de eleição, de modo a eleger o maior número de vereadores no pleito.
Já outras agremiações apostaram nas chapinhas, priorizando pré-candidatos sem mandato, de forma a equilibrar a disputa e eleger vereadores.
Ivanilsom Maranhão firme com Eduardo do Dertins
O ex-vereador e pré-candidato Ivanilsom Maranhão, um dos principais articuladores do deputado estadual Eduardo do Dertins em Colinas disputará uma vaga na Câmara Municipal pelo Progressistas.
De comum acordo com Dertins, Maranhão optou pelo Progressistas visando maiores condições para sua pré-candidatura nas eleições deste ano. A parceria, segundo ambos continua "firme e forte".
Francisco do Cacau no PRD
O atual vice-prefeito Francisco do Cacau bateu o martelo e decidiu disputar uma vaga na Câmara Municipal em outubro. Francisco que estava filiado no antigo PSC, filiou-se ao PRD capitaneado no município pela ex-prefeita Maria Helena Defavari, vereador Marcão e vereador Gauchinho.
Profª Raimundinha fica no MDB
A ex-vereadora Profª. Raimundinha e sua filha a tual vereadora Rosinara Almeida foram para o MDB.
Aliada de primeira hora do deputado federal Alexandre Guimarães, Raimundinha segundo os bastidores, não descarta disputar a prefeitura em outubro pelo partido.
Confira 6 prazos para você ficar de olho na eleições de 2024
6 de abril
Quem pretende concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2024 tem até este sábado (6) para se filiar a um partido político. Essa data-limite é fixada pela legislação eleitoral e corresponde ao prazo de seis meses que antecede o primeiro turno do pleito, marcado para 6 de outubro.
O dia 6 de abril também é a data final para que a pessoa que pretende se candidatar nas eleições deste ano esteja com domicílio eleitoral no município em que deseja concorrer.
Esta é, ainda, a data-limite para o registro de estatutos de partidos políticos e federações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que possam participar das Eleições de 2024. A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina, ainda, que as legendas tenham, até a data da convenção partidária, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.
8 de abril
Esse é o prazo final para que eleitoras e eleitores domiciliados no Brasil que não têm cadastro biométrico na Justiça Eleitoral solicitem alistamento, transferência e revisão pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet.
Jovens que queiram tirar o título de eleitor também devem iniciar seu alistamento pelo Autoatendimento Eleitoral até o dia 8 de abril.
8 de maio
Quem já tem cadastro biométrico na JE pode solicitar os mesmos serviços em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no serviço de Autoatendimento Eleitoral até o dia 8 de maio. É isso mesmo: essa é a data-limite para a eleitora ou o eleitor regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais.
Vale lembrar que, de 9 de maio a 5 de novembro, o cadastro eleitoral estará suspenso para o recebimento de solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no Autoatendimento Eleitoral na internet.
A partir de 15 de maio
A partir de 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo (conhecidas por “vaquinhas”), desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet.
De 20 de julho a 5 de agosto
Partidos e federações poderão realizar, entre 20 de julho e 5 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
16 de agosto
Fique de olho! O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
Você pode conferir todos os prazos do Calendário Eleitoral deste ano na Resolução nº 23.738/2024 ou por meio da playlist disponível no Youtube da Justiça Eleitoral que destaca as datas mais importantes.