O número de estupros cresceu 28% nos primeiros seis meses deste ano no Tocantins em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Mulheres e crianças são as principais vítimas.
Em todo o estado, no primeiro semestre de 2023, foram registrados 77 estupros. Neste ano o número subiu para 99 registros. Somente em Palmas, as denúncias passaram de 23 para 33, aumento de 43%.
Segundo o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022, 88% das vítimas de estupro eram mulheres, a maioria negras. Os principais alvos dos criminosos são as crianças: seis em cada 10 vítimas têm menos de 13 anos de idade.
Ainda de acordo com o levantamento, quase 90% dos agressores dessas crianças são pessoas conhecidas, pois na maioria dos casos o abuso sexual acontece dentro de casa.
Segundo a psicóloga que atua no Centro de Referência da Mulher Flor de Lis, Giselly Martins, o abuso sexual deixa marcas nas vítimas que afetam diversas áreas do desenvolvimento.
"Isso vai afetar ela [a vítima] psicologicamente em todos os campos da vida, praticamente, fazendo com que ela se sinta inferior."
Embora os números sejam altos, a delegada Ana Maria Varjal acredita que muitos casos acabam nem sendo denunciados. Ou seja, a quantidade de vítimas pode ser ainda maior.
"A vítima deve procurar a Polícia Civil, registrar o boletim de ocorrência para que a polícia possa atuar e evitar que novas vítimas ocorram, a partir da prisão e da responsabilização criminal daquele indivíduo", afirma.