Interessados em entrar no ensino superior em universidades particulares do Tocantins podem concorrer a mais de 2,3 mil bolsas de estudo que serão ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições estão abertas e vão até até sexta-feira (26).
O Ministério da Educação (MEC) informou que ao todo são 2.316 bolsas, sendo 1.553 são 100% integrais e 763 são parciais de 50%, distribuídas em 111 cursos de 30 instituições do estado que participam do programa.
Para concorrer, o interessado deve acessar o site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e ir na opção para 'Inscreva-se'. É preciso ter um login de identificação do site do Governo Federal. Para acessar, clique aqui.
As oportunidades de bolsas de estudo são para estudantes de baixa renda. Para ter direito, o interessado que vai pleitear uma bolsa integral precisa ter renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para bolsa parcial, não pode passar de três salários mínimos.
Entre as condições também estão que a pessoa precisa ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em escola particular e não ter diploma de nível superior.
Também é possível consultar a quantidade de bolsas ofertadas e em quais instituições estão disponíveis. Conforme o Ministério da Educação, o curso com mais bolsas é Administração, com 189, sendo 153 integrais e 36 parciais, em seguida aparece Direito, com 155 bolsas sendo 58 integrais e 97 parciais, e Enfermagem, com 155 bolsas divididas em 71 integrais e 84 parciais.
O resultado para a concessão das bolsas será em duas chamadas, divulgados nos dias 31 de julho e 20 de agosto.