Com o período de estiagem um problema bastante conhecido pelos tocantinenses volta a ganhar força no estado: o clima seco. Nesta sexta-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade do ar para o estado.
A umidade do ar pode ficar abaixo do 30%, em alguns lugares podendo chegar a 12% - comparado a clima de deserto. Um dos alertas cobre todo o Tocantins.
Um dos alertas é o amarelo, que significa perigo potencial, diz que a umidade do ar pode variar entre 30% e 20%, abaixo do ideal para saúde, que é entre 60% e 50%. O mesmo alerta informa sobre o risco de incêndios florestais.
O aviso vale para todo o Tocantins, com o início às 11h da manhã e terminando às 19h.
Na região sudoeste do estado, na divisa com o Mato Grosso e com o Goiás, o Inmet emitiu o alerta laranja, que significa perigo. A umidade pode variar entre 20% e 12%, que pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além incêndios florestais. O alerta vale das 13h às 17h.
Além do clima seco, a alta temperatura também é característica desta época do ano. Em Araguatins, a calor pode chegar a 37ºC. Na capital, Palmas, o calor pode variar entre 23°C e 35°C. Em Gurupi, uma das cidades que está com alerta laranja, a temperatura também pode chegar aos 35°C.
O céu deve ficar com poucas nuvens em todo o estado. Veja as recomendações do Inmet para o clima seco abaixo.
Beba bastante líquido.
Evite desgaste físico nas horas mais secas.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Para a região com o alerta laranja, o instituto também recomenda o uso de umidificadores de ar e desestimula a prática de atividades físicas.