A Polícia Militar do Tocantins realizou na manhã desta quinta-feira, 10, um evento oficial para celebrar a chegada da segunda aeronave para a frota do Grupamento Aéreo da PMTO. O evento ocorreu no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, no Hangar do Estado.
A nova aeronave Beechcraft G58, batizada de GRAER 02, foi destinada a custo zero para a PMTO, oriunda de destinação judicial, tendo valor comercial de aproximadamente R$ 5 milhões de reais.
Segundo o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Julio Manoel da Silva Neto, a chegada da aeronave representa um importante incremento logístico para a Corporação.
“A aeronave estará à disposição nas mais variadas demandas operacionais, como transporte de tropa, monitoramento aéreo ambiental, transporte de presos, enfermos, material bélico, dentre outros”, destacou o coronel Silva Neto.
Com designativo de GRAER 02, a aeronave bimotora a pistão possui performance de voo acima dos 350km/h em voo de cruzeiro, e alcance de mais de 2.000 km em linha reta.
Estiveram presentes no evento o Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Marizon Mendes Marques; o Comandante do Policiamento Especializado, Coronel Álon Nery Amaral; o Diretor de Orçamento e Finanças, Coronel Dosautomista Melo, e todos os comandantes das Unidades Especializadas da capital, e demais autoridades.
Aeronaves
A primeira aeronave do Grupamento aéreo da PMTO, GRAER-PMTO, foi fruto de apreensão em operação policial, realizada pela Polícia Federal e trata-se de um Cessna Centurion modelo C210L, que foi carinhosanente batizado de GRAER Zero Um. Este modelo de aeronave é utilizado por muitos grupamentos policiais por ser uma aeronave de alta performance e baixo custo operacional. O GRAER 01, possui capacidade total de seis ocupantes e velocidade de cruzeiro de 165 nós (milhas náuticas por hora) o equivalente a 300 km/hora em linha reta.