Palmas deu um passo histórico nesta sexta-feira (28) com a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, um espaço essencial para o acolhimento e proteção das mulheres vítimas de violência no Tocantins.
A cerimônia contou com a presença da Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, do governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e da deputada estadual Cláudia Lelis (PV) que teve um papel fundamental na concretização deste projeto. Participaram da inauguração diversas autoridades estaduais, municipais e federais.
Claudia reafirma compromisso
A deputada Claudia relembrou sua participação no início da obra, quando, como governadora em exercício, lançou a pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira.
“Tenho um orgulho imenso de ter participado desse sonho desde o início. Naquele momento, reafirmamos nosso compromisso com políticas públicas eficazes para mulheres em situação de vulnerabilidade”, destacou a deputada.
A Casa da Mulher Brasileira oferece uma estrutura completa para atender mulheres em situação de violência, com serviços especializados como apoio jurídico, psicológico e assistencial. Com essa inauguração, Palmas e o Tocantins avançam na luta pela dignidade, autonomia e segurança das mulheres.
“Agora, com esta casa em funcionamento, damos um passo gigante na luta contra a violência e na promoção da dignidade e autonomia das mulheres. Palmas avança, o Tocantins avança, e as mulheres avançam com mais segurança, apoio e respeito!”, concluiu a deputada.
Casa na ACSE-90 (903 Sul)
A Casa da Mulher Brasileira representa mais do que um espaço físico; simboliza o compromisso do Estado com políticas públicas que garantem direitos e proteção para todas as tocantinenses.
Localizada na Quadra ACSE-90 (902 Sul), Avenida NS-02, a Casa da Mulher Brasileira ocupa um terreno de 6.825 m², com 1.349,48 m² de área construída. O investimento total no espaço é de R$ 6,6 milhões, sendo que mais de R$ 1 milhão é da Prefeitura de Palmas, o restante é financiado pelo Ministério das Mulheres.