Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

Prefeitos das maiores cidades do Tocantins lançam Dorinha como nome forte na disputa pelo Palácio Araguaia

Por Thiago de Castro - Correio do Tocantins
14/04/2025 23h07 - Atualizado há 1 dia
4 Min

Os prefeitos do G5+ — grupo que reúne os gestores das cinco maiores cidades do Tocantins (Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins) — declararam, nesta segunda-feira (14), apoio à senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) como liderança do processo de articulação pelo desenvolvimento social e econômico do Estado. O encontro, realizado em Palmas e com duração superior a três horas, também marcou o alinhamento político dos prefeitos à pré-candidatura de Dorinha ao Governo do Estado em 2026.

 

A decisão foi anunciada pela presidente do grupo, prefeita Josi Nunes (Gurupi), que destacou a capacidade técnica e o preparo da senadora para conduzir um projeto amplo e duradouro de transformação para o Tocantins.

 

“A senadora Dorinha é a pessoa mais preparada no Tocantins para tocar um projeto de desenvolvimento que faça o Estado avançar. Ela reúne as qualidades para termos um avanço significativo na educação e em todas as áreas”, afirmou.

 

Coordenador do G5+, o prefeito Celso Morais (Paraíso) enfatizou que a escolha de Dorinha vai além dos cinco municípios e já envolve o apoio de dezenas de prefeitos de cidades menores.

 

“Vejo nela todos os predicados para ser a primeira mulher a governar o nosso Tocantins. Dorinha conta hoje não só com o apoio dos prefeitos das maiores cidades, mas também com quase uma centena dos menores, que são muito importantes”, frisou.

 

Para o anfitrião da reunião, prefeito Eduardo Siqueira Campos (Palmas), a senadora representa hoje a principal liderança política do Estado, com capacidade de articulação direta com o governo federal.

 

“A agenda dos municípios sobre a Reforma Tributária passa pela senadora Dorinha. Ela é a pessoa ideal para o comando do Estado. Tenho certeza que, se o meu pai Siqueira Campos estivesse aqui, ele estaria com Dorinha”, afirmou.

 

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, destacou a disposição da senadora em atender demandas de todos os municípios.

 

“Dorinha tem compromisso, inserção no governo federal e é comprometida com o futuro do Tocantins. O Estado tem agora uma grande oportunidade de avançar”, declarou.

 

Já Wagner Rodrigues, prefeito de Araguaína, apontou que a educação é o eixo central da proposta defendida por Dorinha.

 

“Essa nossa união em torno dela só tende a trazer benefícios para o Estado. O Tocantins é uma potência agropecuária, e a senadora sabe que a educação é a chave para impulsionar o desenvolvimento”, disse.

 

A senadora agradeceu o apoio e afirmou que a missão de liderar o debate pelo desenvolvimento estadual amplia sua responsabilidade política.

 

“Estou fazendo essa discussão com todos. Receber a confiança dos prefeitos das cinco maiores cidades é uma honra. Política boa é aquela que entrega resultados para a população”, afirmou Dorinha, destacando que o projeto será construído de forma coletiva, com escuta nos 139 municípios e diálogo com todas as forças políticas, incluindo o governador Wanderlei Barbosa.

 

Juntas, Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso concentram mais de 40% do eleitorado tocantinense. Com a inclusão dos municípios do entorno, esse número pode chegar a cerca de 60%, o que reforça o peso político do grupo. Apesar disso, os membros do G5+ afirmaram que o futuro do Tocantins só poderá ser construído com participação ampla e equitativa de todos os municípios.


Notícias Relacionadas »
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp