Correio do Tocantins Publicidade 1200x90

“‘Não tem G5, tem G139’:Wanderlei diz que ‘todos os prefeitos têm igual importância’ e sinaliza apoio a Amélio Cayres

Por Thiago de Castro - Correio do Tocantins
30/04/2025 13h56 - Atualizado há 17 horas
2 Min

Durante evento em homenagem ao aniversário do senador Eduardo Gomes (PL), realizado na segunda-feira (28), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), reforçou seu alinhamento com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), e defendeu a valorização de todos os municípios do estado, em meio ao avanço das articulações políticas para as eleições de 2026.

Em seu discurso, o governador mencionou o apoio que Amélio Cayres vem recebendo de lideranças municipais e fez uma referência direta ao grupo G5+, formado pelos prefeitos das cinco maiores cidades do estado, que recentemente manifestaram apoio à pré-candidatura da senadora Professora Dorinha (União Brasil).

 

“Eu não tenho G5, eu tenho G139, que são todos os prefeitos desse Estado que têm a importância de todos nós. Então todos têm a mesma importância que a gente. E é por isso que todos obedecem um convite como esse do senador Eduardo Gomes para vir abraçar. Para dizer assim, senador, eu não posso estar muito, mas eu posso estar pouco”, afirmou o governador.

 

A declaração foi interpretada como um sinal de que Amélio Cayres conta com o apoio de Wanderlei Barbosa para a disputa ao governo em 2026, fortalecendo seu nome dentro da base governista. A fala também indica uma estratégia de valorização das lideranças municipais do interior, onde o Republicanos consolidou presença nas eleições de 2024, vencendo em 56 prefeituras.

Além de reforçar a parceria com Amélio, o governador também expressou apoio à reeleição do senador Eduardo Gomes, destacando a importância da unidade dentro do grupo político que hoje ocupa o Palácio Araguaia.

O cenário que se desenha para 2026 aponta para dois blocos principais dentro da própria base governista: de um lado, o G5+ articula apoio em torno da senadora Dorinha, concentrando forças nas grandes cidades; do outro, o grupo liderado por Wanderlei Barbosa busca ampliar seu respaldo entre os 139 municípios do estado.

Nos próximos meses, as movimentações políticas e a formação de alianças devem consolidar os nomes que estarão na disputa majoritária, em um processo que se antecipa à formalização das candidaturas.


Notícias Relacionadas »
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp