24/03/2022 às 08h28min - Atualizada em 24/03/2022 às 08h28min

Com atuação de Dorinha, agentes de Saúde e Endemias do Tocantins têm piso salarial aprovado

- Correio do Tocantins
Após o trabalho sério desenvolvido pela deputada federal Professora Dorinha (União/TO) na Câmara dos Deputados, a Casa aprovou nesta quarta-feira, 23, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22, que assegura pagamento do piso para agentes de Saúde e de Endemias de todo o Brasil. "Sempre estive engajada pelos agentes de saúde e endemias. Esta luta é legítima e os profissionais merecem todo o meu reconhecimento pelo trabalho que prestam à sociedade tocantinense. O Tocantins pode continuar contando comigo!", destacou Dorinha.

Neste sentido, a luta em defesa da classe é continua pela deputada Dorinha, prova disso é que ainda em julho do ano passado, a parlamentar apresentou dois requerimentos de urgência relacionados à PEC 22/2011. O primeiro solicitou, a pedido da classe, que a PEC 14 fosse apensada à proposta 22 e também para que ela fosse inclusa à Ordem do Dia para votação.

Segundo a proposta, o vencimento desses agentes não será inferior a dois salários mínimos, mais o adicional de insalubridade. Ambos terão direito à aposentadoria especial, por conta dos riscos inerentes às atividades desempenhadas, visto que eles têm contato permanente com moradores portadores de doenças infecto-contagiosas.

A PEC 22 também detalha que os recursos para pagamento desses profissionais serão consignados no Orçamento Geral da União (OGU) com repasses a serem realizados aos municípios, estados e Distrito Federal. "Uma grande vitória também da população! Isso porque os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, têm o importante papel de orientar as famílias na prevenção de doenças, promoção da saúde e controle de endemias", comemorou Dorinha.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp