Na manhã desta terça-feira (22), a Câmara dos Deputados foi palco de uma cena no mínimo inusitada: durante um ato da oposição ao governo Lula, uma bandeira com o slogan “Make America Great Again”, símbolo da campanha de Donald Trump, foi erguida no plenário por Delegado Caveira (PL-PA) e Sargento Fahur (PSD).
Entre os presentes, estava o deputado federal Eli Borges (PL-TO), que participou da manifestação. Embora não tenha sido quem empunhou a bandeira, sua presença no ato o vincula ao gesto, que rapidamente gerou constrangimento entre os próprios aliados da direita.
A ação foi mal recebida até por bolsonaristas mais moderados, que consideraram a exaltação a um líder estrangeiro algo fora de propósito. Pouco depois, a bandeira foi retirada, diante do incômodo evidente entre os parlamentares.
Para um estado como o Tocantins, que precisa de atenção e representação efetiva em Brasília, a escolha de Eli Borges de participar de um ato mais performático que político levanta mostra a tamanho do disparate.