O prefeito de Colinas do Tocantins, Kasarin (União Brasil), reforçou, ao lado do senador Irajá (PSD), a defesa pela instalação de um polo da Universidade de Gurupi (Unirg) no município. A articulação tem como objetivo ampliar a oferta de ensino superior e atender estudantes do Médio Norte e de cidades vizinhas.
Em mensagem direcionada à prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e ao reitor da Unirg, Tiago Borges, o senador destacou que a universidade já possui polos em Paraíso e que existem projetos de expansão para outras regiões do Estado, como o Bico do Papagaio, o sudeste e o Vale do Araguaia.
“Não podemos aceitar que entidades educacionais fiquem impedidas de expandir novos centros de ensino. Contem com meu apoio nessa luta. Estaremos reunindo com o Ministério da Educação, através do relator Flávio Dino, para sensibilizá-lo sobre o impacto dessa medida”, afirmou Irajá.
O prefeito Kasarin reforçou a expectativa da comunidade colinense com a chegada da instituição e destacou a importância do apoio político para concretizar o projeto.
“Queremos contar com o trabalho e o prestígio do senador para que essa Unirg, que já está com o pé em Colinas do Tocantins, seja uma realidade já em janeiro, atendendo às expectativas da nossa população”, declarou o gestor.
A expansão da Unirg para Colinas é considerada estratégica para descentralizar o ensino superior, reduzir deslocamentos e fortalecer a formação profissional no interior do Tocantins.