Entre os deputados federais do Tocantins mais identificados com o bolsonarismo, apenas Vicentinho Júnior (Progressistas) foi às redes sociais, até o momento, para se manifestar sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão, tomada na quinta-feira, 11, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), impôs 27 anos e três meses de prisão ao ex-presidente, acusado de liderar uma organização criminosa que tentou golpear a democracia entre 2021 e 2023.
Em postagem no X, Vicentinho chamou a decisão de “grande injustiça” e classificou a pena como “desproporcional”. O deputado também expressou apoio pessoal ao ex-presidente. “Minha total solidariedade a ele e sua família. Vamos continuar lutando e trabalhando aqui no Congresso para corrigir esse grave erro”, escreveu.
Apesar de o STF já ter sinalizado que crimes como tentativa de golpe de Estado não são passíveis de anistia, Vicentinho afirmou que vai trabalhar para reverter a condenação no Parlamento. Sua manifestação o coloca como a principal voz da bancada tocantinense em defesa de Bolsonaro neste momento, num cenário em que a decisão do Supremo repercute intensamente no meio político e deve mobilizar apoiadores e opositores nos próximos dias.