O governador em exercício Laurez Moreira (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (18), novas mudanças no primeiro escalão do governo estadual, dando continuidade ao processo de reestruturação iniciado após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa.
Entre as nomeações publicadas no Diário Oficial, está o retorno de Narubia Silva Werreria à Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot). Ela já havia comandado a pasta de fevereiro de 2023 a junho de 2024 e volta a ocupar o cargo.
Outra mudança é na Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), que passa a ser comandada por Ana Carina Mendes Souto. Ela continuará respondendo interinamente pela Secretaria de Turismo, função que exerce desde 9 de setembro.
O secretário de Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas (PL), também passou a responder, de forma interina, pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Ainda na mesma edição do Diário Oficial, Laurez nomeou Wellingthon Júnior Silveira para a vice-presidência do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) e Thiago Lopes Benfica para a vice-presidência do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins).
Desde que assumiu, Laurez Moreira promoveu mudanças em 26 dos 53 cargos do primeiro escalão, além de trazer de volta sete gestores que já haviam ocupado funções no governo, como Paulo Lima (Adapec), Irana Coêlho (Casa Civil), Murilo Centeno (Controladoria), Bruno Azevedo (Segurança Pública), Bárbara Jesuína (Igeprev), Cledson Lima (Naturatins) e Carlos Humberto Lima (Indústria e Comércio).
Com as novas nomeações, já estão definidos titulares para áreas estratégicas como Fazenda, Saúde, Educação, Agricultura e Pecuária, Comunicação, Casa Civil e Cidadania e Justiça.