18/02/2022 às 20h09min - Atualizada em 19/02/2022 às 12h56min

Palmas confirma mais de 270 casos de dengue por semana e prefeitura alerta moradores para cuidados

Só neste ano foram confirmados 1.650 casos. No mesmo período do ano passado eram 232 diagnósticos.

G1 Tocantins
https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2022/02/18/palmas-confirma-mais-de-270-casos-de-dengue-por-semana-e-prefeitura-alerta-moradores-para-cuidados.ghtml

Só neste ano foram confirmados 1.650 casos. No mesmo período do ano passado eram 232 diagnósticos. Em Palmas, cerca de 250 casos da dengue são notificados por semana
Palmas já confirmou mais de 1.650 casos de dengue em 2022. Segundo a Prefeitura, o número é referente aos diagnósticos registrados até o dia 15 de fevereiro. Os dados apontam uma média de 275 casos por semana. A prefeitura afirma que tem intensificado o combate ao Aedes aegypti e pede que a população não deixe recipientes com água parada. (Veja o vídeo)
O funcionário público Márcio Batista e a filha estão entre os pacientes que tiveram a doença neste ano. O homem precisou ficar internado. "Mesmo tomando os antitérmicos ainda permanecia tendo febre. Foi assim durante o dia todo. A noite o negócio agravou, tive uma convulsão, fiquei uns 5 minutos desmaiado até que retornei e fui direto para o hospital", lembrou.
Eduarda Barros, de 14 anos, também teve fortes sintomas. "Senti muita dor no corpo, mal estar, muita fraqueza, dor atrás dos olhos. Tive febre", disse.
A família foi picada mosquito transmissor da dengue mesmo tendo o quintal limpo e sem água parada. O problema é que esta não é a realidade de toda a vizinhança. Em uma casa abandonada ao lado é possível ver sujeira e locais em que o inseto é capaz de se reproduzir. "Do que adianta a gente se esforçar no sentido de manter a nossa casa livre do mosquito, mas o nosso vizinho não contribui e assim toda a vizinhança pega dengue", reclamou Márcio Batista.
Os números de notificações e confirmações da doença até a primeira quinzena de fevereiro aumentaram significativamente se comparado com o mesmo período do ano passado. Veja os dados repassados pela prefeitura de Palmas:
Casos notificados em Palmas
2022 - 6.058
2021 - 232
Casos confirmados em Palmas
2022 - 1.650
2021 - 28
Limpeza de quintais pode evitar criadouros do Aedes aegypti
Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas
A prefeitura de Palmas afirma que equipes de saúde estão intensificando o combate ao Aedes aegypti para conter a doença. Entre as medidas está o uso de inseticida no carro fumacê, que percorre quadras de da capital, e o ingresso forçado nos imóveis abandonados.
Sobre a casa com quintal sujo, Secretaria Municipal de Saúde informou que existe uma fila de espera e que o dono pode ser notificado. "O fiscal de posturas vai com a gente até o local e a fiscalização urbana vai notificar esse proprietário para que ele tome as providências. Se ele não tomar vai ser autuado", disse Lara Betânia, coordenadora de controle vetorial.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2022/02/18/palmas-confirma-mais-de-270-casos-de-dengue-por-semana-e-prefeitura-alerta-moradores-para-cuidados.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp