O prefeito de Axixá do Tocantins, Auri Wulange Ribeiro Jorge, divulgou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (8) para rebater críticas sobre a realização do Enduro de Axixá, evento tradicional do Bico do Papagaio. Em tom contundente, o gestor afirmou ser vítima de “ataques covardes e desonestos” feitos por “blogs e pseudo jornalistas bancados com dinheiro público”, e defendeu a lisura dos contratos feitos pelo município.
“Axixá já foi palco de grandes eventos. Por aqui já passaram artistas de renome nacional. O Enduro, que é uma festa tradicional há mais de 20 anos, fomenta a economia não apenas do nosso município, mas de toda a região”, disse o prefeito, logo no início da gravação.
Em seguida, Auri Wulange endureceu o discurso contra veículos de imprensa que, segundo ele, estariam promovendo ataques coordenados para desgastar sua imagem.
“Tenho sido alvo de ataques covardes, sorrateiros, desonestos, por parte de alguns blogs e pseudo jornalistas bancados com dinheiro público”, afirmou.
O prefeito questionou ainda o motivo pelo qual esses mesmos sites “não pedem para abrir a caixa preta da Secretaria de Turismo”, alegando a existência de “shows fantasmas e superfaturamentos absurdos” em contratos da pasta estadual.
“Artistas que cobram do particular 10, 15 mil reais são contratados por 200, 300 mil. Esses são os gangsters, corruptos, os bandidos que têm surrupiado o dinheiro público do povo do Tocantins”, declarou.
Wulange também mencionou o show do cantor Nathanzinho, realizado durante o Enduro, e afirmou que o valor de R$ 500 mil foi integralmente pago ao artista, sem qualquer irregularidade.
“O que o Tribunal questiona não é o não pagamento, não é a não realização do evento, não é que o show foi superfaturado. É apenas que o município falhou em não juntar os documentos pertinentes à dispensa de licitação”, explicou o prefeito.
Ele reforçou que a Prefeitura de Axixá “continua aberta a todos os órgãos de controle e fiscalização” e que não teme auditorias. “Podem investigar o que quiserem, porque tudo foi feito dentro da legalidade”, disse.
No vídeo, o gestor cobrou uma investigação mais ampla sobre contratos da Secretaria de Turismo do Estado, afirmando esperar atuação firme da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual.
“Esperamos que façam uma devassa dentro desses contratos. Aí sim irão aparecer os verdadeiros gangster, bandidos, corruptos, que tanto mal têm feito ao nosso Estado”, afirmou.
Encerrando o vídeo, Auri Wulange garantiu que o evento continuará sendo realizado e que não permitirá tentativas de sabotagem.
“Reafirmo a todos vocês que ninguém irá sabotar aquele que é o evento mais aguardado de toda a região do Bico do Papagaio. Vamos juntos continuar cuidando da cidade e das pessoas”, concluiu.
O Enduro de Axixá é considerado um dos maiores eventos esportivos e culturais do norte do Tocantins, movimentando o comércio local e atraindo turistas de várias cidades da região.