Presidente da Aleto se filia ao MDB e sela saída do grupo palaciano
Movimento do presidente da Assembleia consolida afastamento do grupo do governador Wanderlei Barbosa e o aproxima da pré-campanha de Vicentinho Júnior ao Palácio Araguaia
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres, vai oficializar nesta terça-feira, 31, sua filiação ao MDB. O ato está marcado para as 18h, na sede do partido, em Palmas, e deve reunir lideranças da nova aliança política que começa a se desenhar no Estado para a disputa de 2026.
A informação foi compartilhada pelo próprio parlamentar em suas redes sociais. Amélio será recepcionado pelo deputado federal Alexandre Guimarães, apontado como pré-candidato ao Senado, e pelo deputado federal Vicentinho Júnior, que se coloca na corrida pelo Governo do Tocantins pelo PSDB.
A entrada de Amélio no MDB tem peso político e marca, na prática, o rompimento definitivo do presidente da Aleto com o governador Wanderlei Barbosa, ambos até então no Republicanos. O gesto também afasta de vez a possibilidade de o deputado acompanhar, nas eleições deste ano, a chapa ligada ao Palácio, encabeçada pela senadora Dorinha Seabra Rezende, do União Brasil.
Nos bastidores, a filiação é tratada como mais um passo na reorganização das forças de oposição ao grupo governista. Amélio passa a integrar um campo político que reúne nomes com peso institucional e eleitoral, em uma composição que busca formar uma frente competitiva para a sucessão estadual.
A expectativa é de que o presidente da Assembleia tenha papel central nessa articulação. Conforme já vinha sendo ventilado no meio político, Amélio deve compor a chapa de Vicentinho Júnior como candidato a vice-governador. No mesmo arranjo, Alexandre Guimarães e o vice-prefeito de Palmas, Carlos Velozo, do Agir, aparecem como nomes para o Senado, dentro de uma composição que também envolve o ex-deputado pastor Amarildo Martins.
A filiação de Amélio ao MDB reposiciona o tabuleiro político tocantinense e amplia o alcance de um grupo que tenta se consolidar como alternativa ao projeto governista. Não se trata apenas de troca partidária. Em ano eleitoral, mudança de legenda nesse nível costuma carregar recado, lado e consequência.