Logo após assumir a Secretaria Municipal da Mulher, Heliana Portilho iniciou uma série de visitas institucionais com o objetivo de fortalecer parcerias, buscar apoio técnico e estruturar ações voltadas à promoção e proteção dos direitos das mulheres no município.
A agenda incluiu encontros com representantes de órgãos estratégicos, entre eles a Secretaria Estadual da Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher de Palmas, além de instituições ligadas à segurança pública e à assistência social. As visitas também contemplaram a Casa da Mulher Brasileira, referência no atendimento humanizado a mulheres em situação de violência.
Segundo Heliana, este primeiro momento da gestão será marcado pelo diálogo e pela construção conjunta de políticas públicas. A secretária afirmou que a intenção é conhecer experiências que já deram resultado em outros espaços e adaptar boas práticas à realidade local.
“Estamos buscando conhecer experiências exitosas, firmar parcerias e trazer para o nosso município práticas que possam fortalecer a rede de proteção à mulher”, destacou.
Durante os encontros, foram discutidas possibilidades de cooperação técnica, implantação de projetos e ampliação dos serviços oferecidos à população feminina. Entre as áreas consideradas prioritárias estão o acolhimento, a capacitação profissional e a inclusão digital.
A iniciativa marca o início do processo de reestruturação da Secretaria Municipal da Mulher, com a proposta de transformar o órgão em um espaço de referência para atendimento, orientação, acolhimento e promoção da autonomia feminina.
A expectativa é que, a partir das articulações institucionais iniciadas por Heliana Portilho, novas ações e programas sejam implementados no município. O desafio, agora, será transformar as agendas e parcerias em serviços permanentes, capazes de oferecer mais segurança, oportunidades e dignidade às mulheres.