Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
20/05/2022 às 00h03min - Atualizada em 20/05/2022 às 00h03min

Com 6 vereadores ausentes, Augusto Agra é eleito presidente da Câmara de Colinas; eleição deverá ser judicializada

Atual presidente, Leandro Coutinho afirma que sessão não possui validade

- Correio do Tocantins

 

Os últimos dois dias têm sido intensos para os observadores da política colinense. No jornal, nas redes sociais, nas rodas de conversa, o assunto predominante tem sido os últimos acontecimentos ocorridos na Câmara Municipal de Colinas e seus desdobramentos.

Na quarta-feira, 18, o presidente da casa, Leandro Coutinho(PT), convoca sessão e coloca em pauta para a apreciação e votação dos vereadores, projeto que reformula o regimento interno, que tramita desde março de 2021.

O projeto é aprovado em primeira votação por 7 votos favoráveis e 6 contrários e convoca para a manhã de quinta-feira,19 ás 07h votação do projeto em segundo turno. 

Durante a sessão, na manhã de quinta-feira, inicia-se um verdadeiro embate entre os vereadores. Vereador licenciado desde o dia 3 de maio para assumir a presidência do Ruraltins, Washington Aires(MDB), que havia pedido exoneração do cargo no dia anterior, tenta assumir a titularidade do mandato, o que é negado pelo presidente Leandro, alegando questões regimentais. 

Inicia-se um verdadeiro bate-boca entre os vereadores no plenário, com direito a microfones quebrados, empurrões e agressão física entre apoiadores nas dependências da casa. Vídeos rapidamente se espalharam pelas redes sociais, chamando a atenção da população para a descompostura de alguns naquela que deveria ser a "casa do povo".


Mesmo em meio ao caos em plenário, Leandro Coutinho deu prosseguimento a votação e declarou a aprovação da matéria, convocando todos os vereadores para sessão ás 20:30 onde seria eleita a nova mesa diretora da casa, de acordo com o novo regimento interno.

Na mesma quinta-feira, após impetrar mandado de segurança na 1ª Vara Cível de Colinas do Tocantins, Washington Aires consegue liminar expedida pelo Juiz José Roberto Ferreira Ribeiro, garantindo-lhe o retorno imediato ao mandato de vereador.



Diante disto, o presidente Leandro Coutinho através do ofício nº 21/2022, comunicou aos demais vereadores a revogação da convocação para a sessão de eleição da mesa.

Contudo, alegando que não existe no regimento interno da casa a prerrogativa por parte do presidente de revogar convocação, a não ser por deliberação dos pares, os vereadores Augusto Agra, JC, Daniel Garrincha, Canhoto da Patrol, Rosinara Almeida, Gauchinho e Washington Aires compareceram á Câmara municipal ás 20:30, horário anteriormente marcado para a sessão de eleição.

Vice-presidente da casa, Augusto Agra abriu a sessão e deu prosseguimento, junto aos outros 6 vereadores prensentes a aleição da mesa, elegendo como presidente para o biênio 2023/2024 Augusto Agra e Canhoto da Patrol como vice-presidente.

Ao tomar conhecimento da sessão realizada pelos vereadores, o atual presidente Leandro Coutinho afirmou ao jornal Correio do Tocantins, que a sessão realizada não possui validade e que todas as suas decisões são amparadas pelo regimento interno da casa e que tomará todas as providências necessárias para resguardar a segurança jurídica e a transparência da casa de leis.

Para observadores da cena política colinense ouvidos pelo jornal Correio do Tocantins, a judicialização e a batalha pela presidencia da Câmara de Colinas está longe do fim e promete fortes emoções nos próximos dias.

Em breve mais atualizações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp