A Prefeitura de Palmas lançou edital do concurso cultural que vai selecionar o artista responsável por construir um monumento no Parque das Artes, no Espaço Cultural. A escultura chamada de 'Para sempre luz' deve homenagear os mortos por Covid-19 no novo museu a céu aberto.
Segundo a Fundação Cultural de Palmas, o prêmio para o responsável pela obra será de R$ 200 mil. O Parque das Artes foi inaugurado na última sexta-feira (20) durante as festividades do aniversário de 33 anos da capital. A ocupação artística do Parque das Artes acontecerá por meio de editais e chamadas públicas, sendo que esta será a primeira seleção de monumento.
Qualquer artista brasileiro poderá concorrer. As inscrições para participar do certame serão realizadas no período de 4 a 18 de julho deste ano.
Conforme a prefeitura, "a escultura deverá articular arte, tecnologia e meio ambiente, entendendo a relação entre arte, paisagem e arquitetura, devendo a mesma emanar luz possuir, no mínimo cinco e no máximo seis metros de altura e 45 metros de profundidade.
As especificações determinam ainda que será necessário conter painel informativo, ou qualquer outra forma expositiva/tecnológica, onde sejam inseridos os nomes das pessoas vítimas da Covid 19, em Palmas".
Entre os dias 4 e 18 de julho, os artistas interessados poderão fazer inscrições das seguintes formas:
Presencialmente na sede da Fundação Cultural de Palmas, de segunda a sexta, no horário das 13h às 19h.
Pela internet, enviado os documentos de inscrição pelo e-mail: [email protected]
Por Correio, destinando a documentação de inscrição para: “Concurso Cultural para projeto e execução de escultura para compor o Parque das Artes – Escultura ‘Para sempre luz’ - Fundação Cultural de Palmas, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Av. Teotônio Segurado, Área Verde da Quadra 202 Sul, s/n., CEP: 77.021-002, Palmas – TO.
O Parque das Artes
O Parque das Artes vai contar com um museu a céu aberto que vai exibir esculturas ao ar livre e fazer uma conexão entre o Espaço Cultural e a Feira da 304 Sul ao grande eixo-viário da cidade, a avenida Teotônio Segurado. Além de integrar os espaços, a novidade deve ampliar o uso do local.
"Além de um local para exibição de artes visuais, o Parque das Artes tem como objetivo ser um espaço para convivência, que vai abrigar comércios ligados à cultura, como cafés, lanchonetes, sebos, lojinhas de artesanatos, entre outras", informou a prefeitura.