09/06/2022 às 10h39min - Atualizada em 09/06/2022 às 10h39min
Estudantes da REP - Colinas são classificadas para a semifinal da 14ª Olimpíada Nacional de História do Brasil
O Projeto da Unicamp é voltado para alunos e professores dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o país
- Correio do Tocantins
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou a 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). No Tocantins, apenas 5 equipes foram classificadas para a semifinal e duas delas são formadas por estudantes da Rede de Ensino propósito - REP de Colinas do Tocantins, única instituição de ensino privada a participar desta fase da competição.
As duas equipes são formadas por alunas do 8º ano e receberam os nomes de equipe "Anne Frank" formada pelas alunas Amanda Batista Gomes de Moura, Helen Márcia Ramos Lopes e Yasmin Lacerda Moteiro e equipe "As incríveis" formada pelas alunas Ana Eliza Fernandes Araújo Silva, Joane Noronha Costa e Sabrina dos Santos Almeida, ambas tem a Professora Vitória Sá como orientadora.
No dia 16/06 a comissão organizadora da olimpíada divulgará os nomes das equipes classificadas para a fase final e grande final que ocorrerá entre os dias 20 e 21 de agosto de forma presencial em Campinas - SP.
Como funciona a Olimpíada de História
Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB é aberta para escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Para participar, os interessados devem formar equipes com um professor de História e três alunos que podem estar no ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Médio.
As seis fases online têm duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas na prova.
Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc.
A competição também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular.
A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.