O documentário intitulado Bolé do Mimoso, dirigido por Gustavo João Luiz Neiva, será baseado na manifestação cultural secular da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, que fica situada nas matas dos municípios de Arraias e Paranã. O curta documental contará com 25 minutos de duração e o lançamento está previsto para o mês de novembro com exibição gratuita a ser realizada em escola pública.
Conforme divulgado pelo governo do Tocantins, os registros buscam resgatar e preservar a manifestação cultural, as festividades são realizadas pela comunidade para agradecer a colheita da mandioca e, em comemoração aos santos que a comunidade tem devoção.
O curta, que já está em fase de execução, recebeu um recurso de R$ 100 mil, proveniente da Lei Paulo Gustavo (LPG). O documentário terá depoimentos espontâneos. Ainda de acordo com o governo, o curta oferecerá uma janela para a vida e a cultura do povo Kalunga, com registros dessas tradições passadas de geração em geração.
O filme mostrará a dinâmica e o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva envolvida na festa, como confeccionadores de pandeiros e mastros, coletores de mandioca, e preparadores de viola e caixa. A equipe do projeto acompanhará 32 dançarinos, 6 músicos e membros da comunidade, que compartilharão suas histórias e os encantos da dança.
A produção é indicada para maiores de 10 anos. O produtor executivo do projeto, Nival Correia, afirmou, por meio de assessoria, que o objetivo do filme é valorizar a cultura local e alcançar um público diversificado.
Cronograma
Preparação: maio de 2024;
Gravações: junho e julho de 2024; Edição: agosto e setembro de 2024; Lançamento: novembro/2024.
Ficha Técnica
Produção Executiva: Nival Correia;
Direção e Roteiro: Gustavo João Luiz Neiva; Produção Local: Deusivanio Maia;
Fotografia, Câmera, Edição e Tratamento: Caio Bretas; Assistente de Câmera e Still: Kaio André;
Técnico de Som e Iluminação: Diego Brito; Motoristas: Geison Costa;
Assessora de Comunicação: Luzeni Neres.