Julho está terminando e na próxima semana o semestre letivo será retomado em todo estado. A partir de segunda-feira (1º) as aulas voltam na rede estadual e na maioria das cidades do Tocantins. Em Palmas, o retorno da rede municipal está previsto para o dia 3 de agosto.
Voltar para a escola após as férias pode ser um desafio, principalmente para as crianças pequenas, mas a coordenadora Valquíria Calaça, que trabalha em uma das escolas de tempo integral de Palmas, conta que geralmente as crianças voltam animadas e cheias de novidades para contar aos amigos.
“Eles voltam a todo vapor, voltam assim querendo ficar na escola, principalmente as crianças do tempo integral que já estão acostumadas aqui. Os novos que vão chegando veem a animação daqueles que estão crescendo com a gente também já se animam e começam a interagir”, comentou a coordenadora Valquíria Calaça.
Na rede estadual são quase 150 mil estudantes em 499 unidades escolares nos 139 municípios do Tocantins. Conforme o calendário da rede estadual, as aulas seguem até 20 de dezembro.
Em Araguaína, no norte do Tocantins, são 20.445 alunos em 46 escolas e creches da rede municipal retornando na segunda-feira (1º). Gurupi, terceira maior cidade do estado, terá 8.300 alunos voltando às aulas no mesmo dia.
A psicóloga Silva Souto explica que nessas primeiras semanas de retorno é necessário ter organização, planejamento e criar uma rotina com o estudante para que ele se adapte novamente as atividades.
"Se possível, deixar visível de uma forma bem dinâmica ou com desenhos e adesivos para que as crianças consigam entender que vão voltar à rotina das aulas, vão voltar à rotina das atividades que estavam fazendo antes das férias. Outra estratégia que as famílias podem usar é sempre organizar o dia seguinte na noite anterior", comentou.