As competições da primeira etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022 começam nesta quarta-feira, 10, em Brasília. Os 36 atletas do Tocantins vão disputar nas modalidades de atletismo, natação e bocha.
Além do Tocantins, outras nove unidades da federação estão nas disputas. Ao todo, estão inscritos 308 atletas. Os melhores colocados se classificam para a fase nacional, que acontecerá no mês de novembro em São Paulo.
As Paralimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.
Abertura oficial
Na noite dessa terça-feira, 9, os 56 integrantes da delegação tocantinense (atletas, técnicos e staffs) participaram da cerimônia de abertura do evento que acontece até o dia 12 de agosto na capital federal.
A chefe da delegação tocantinense, Luciana Monteiro Costa, falou sobre a expectativa para a etapa regional das Paralimpíadas Escolares. "Estamos muito confiantes. Nossos alunos participaram do Parajets que é a etapa estadual classificatória e fizeram excelentes marcas. Então, se eles mantiverem o desempenho do Parajets, acreditamos que teremos muitos medalhistas", disse.
A estreante Evelyn Alves, relatou que a participação nas Paralimpíadas inaugura um novo tempo em sua vida. "Eu nem sabia que existia esporte para deficientes. Antes eu me sentia discriminada e agora estou muito orgulhosa de estar aqui. Espero alcançar um bom resultado e mostrar para outras pessoas da minha cidade e do Tocantins que somos capazes de ir muito longe", disse a estudante da Escola Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas.