Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
19/08/2022 às 07h33min - Atualizada em 19/08/2022 às 12h59min

Chegada do 5G em Palmas é antecipada para a próxima semana

Sinal deve ser ligado pelas operadoras no dia 22 de agosto. Previsão da Anatel é que inicialmente apenas alguns bairros sejam contemplados.

- Correio do Tocantins
A chegada do 5G em Palmas foi antecipada para a próxima segunda-feira, dia 22 de agosto. A autorização para as operadoras de telefonia ligarem o sinal mais cedo foi dada nesta quinta-feira (18) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A previsão anterior era 29 de agosto.

O sinal também foi antecipado para o Rio de Janeiro, Florianópolis e Vitória. Com isso o 5G estará em funcionamento em 12 capitais do país. Conforme a Anatel, as outras 15 capitais do país devem receber o serviço até novembro.


O 5G promete grandes avanços tecnológicos nas áreas de comunicação, engenharia, tráfego e até na medicina devido à alta velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzindo o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornando as conexões mais estáveis.

A previsão da Anatel é que o sinal inicialmente chegue apenas em alguns bairros das cidades contempladas, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes.

Com o passar do tempo serão exigidas mais antenas por habitantes. A expectativa da Agência é de que as cidades terão uma cobertura completa antes do prazo máximo de 4 anos que é previsto no edital, pois as operadoras estão solicitando a instalação de mais antenas que o exigido.

Chegada do 5G
A quinta geração da rede de internet móvel promete uma verdadeira revolução com conexão ultrarrápida e diversos avanços tecnológicos. Em julho a Anatel divulgou um cronograma de quando a nova tecnologia vai chegar às cidades brasileiras.

Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

A chegada do 5G depende também da desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, que atualmente é utilizada pelas antenas parabólicas da TV aberta e por isso kits serão distribuídos para parte da população.

Essa distribuição já começou na capital e vai atender as pessoas inscritas no CadÚnico e beneficiadas pelos programas sociais do governo vão receber o kit gratuito.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp