No primeiro semestre deste ano, o Nordeste apresentou velocidade média de 97.80 Mbps e foi classificado como a pior conexão entre as regiões do Brasil. Os dados são do mais novo estudo do Minha Conexão, que analisou milhões de testes de velocidade de internet feitos gratuitamente na plataforma entre janeiro e junho de 2022. De acordo com o site, a pesquisa tem como objetivo entregar aos consumidores informações transparentes e imparciais sobre a qualidade da internet nas regiões onde moram.
Segundo o levantamento, a região Centro-Oeste foi quem garantiu a melhor velocidade média do país, com 143.48 Mbps. O Norte apareceu em 2° lugar no ranking com 117.04 Mbps, seguido de Sudeste (115.22 Mbps) e Sul (110.54 Mbps). O Nordeste ficou em último e foi a única região com conexão média abaixo de 100 Mbps.
Ainda, seis dos noves estados nordestinos registraram médias de velocidade abaixo de 90 Mbps, com exceção do Piauí (189.96 Mbps), Ceará (105.42 Mbps) e Maranhão (102.28 Mbps). Veja as conexões de cada estado da região:
Sobre o Minha Conexão
Disponível nas versões web e mobile, o Minha Conexão é hoje um dos maiores medidores de velocidade de internet do país. O velocímetro, que conta com mais de seis milhões de acessos mensais, permite que os usuários avaliem gratuitamente informações importantes sobre a qualidade de suas conexões, como o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload. Desde 2020, o site é mantido pelo Melhor Plano, plataforma especializada na comparação imparcial de planos de telefonia e internet no Brasil.