Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
07/10/2022 às 11h09min - Atualizada em 07/10/2022 às 12h05min

Acampamento do MST sofre ataque e tem casas e plantações incendiadas na região norte do TO

Essa é a segunda vez em menos de um mês que os moradores do acampamento Clodomir Santos de Morais, em Ipueiras, são vítimas da violência.

- Correio do Tocantins
Um ataque ao acampamento do Movimento Sem Terra, Clodomir Santos de Morais, deixou casas, pertences e plantações destruídas em Ipueiras, norte do Tocantins. O crime aconteceu no último sábado (1º), véspera das eleições, mas a informação só foi divulgada nesta quinta (6) pelo MST nacional.

O fogo, além de destruir as plantações dos agricultores, também danificou parte da vegetação nativa. Esta é a segunda vez que o acampamento sofre com ataques de incêndio em menos de um mês, o mais recente ocorreu na madrugada, dia 21 de setembro deste ano.


As famílias, ao perceberem o fogo, se mobilizaram e conseguiram controlar as chamas, evitando mais estragos. Elas acreditam que os criminosos acessaram o local por meio de um lago.

O MST entende que os fatores que motivam estas ações estão relacionadas ao histórico de criminalização contra os movimentos sociais, a conjuntura política existente atualmente no país e o enfrentamento que os Sem Terra vem travando contra os grileiros de terra que querem a todo custo, expulsar as famílias da área.

A área encontra-se em conflitos e tramita um processo na esfera judicial desde 2014, segundo o MST.


“Sobre o ataque, exigimos que as autoridades tomem as devidas providências, encontrem os elementos causadores dessa tragédia e que a justiça seja feita. Pois, queremos apenas trabalhar, produzir e viver em paz na terra, lutando para ter acesso a todos os direitos básicos que a nossa Constituição Federal nos garante”, afirmam os Sem Terra do acampamento.


A reportagem procurou a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para saber quais providências estão sendo tomadas, mas até a publicação dessa reportagem não houve resposta.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp