Os deputados estaduais Amélio Cayres e Léo Barbosa, ambos do partido Republicanos, vão presidir a Assembleia Legislativa (Aleto) pelos próximos dois biênios. As eleições para composição das próximas duas mesas diretoras aconteceram na tarde desta quarta-feira (1º), no plenário da Casa.
Também nesta quarta-feira, pela manhã, tomaram posse os 24 deputados estaduais escolhidos durante as eleições de outubro de 2022. A sessão solene começou às 10h e terminou por volta de meio-dia. Os parlamentares vão compor a Casa Legislativa do dia 2 de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2027.
1º Biênio A sessão extraordinária para eleição das mesas foi presidida por Léo Barbosa. Todos os 23 deputados o elegeram como presidente da Casa Legislativa durante a votação. Cayres será o presidente até 2024. Veja como a mesa será composta:
Presidente – Amélio Cayres (Republicanos)
1º Vice-Presidente – Ivory de Lira (PCdoB)
2º Vice-Presidente – Gutierres Torquato (PDT)
1º Secretário – Vilmar de Oliveira (SD)
2ª Secretária – Professora Janad Valcari (PL)
3º Secretário – Marcus Marcelo (PL)
4º Secretário – Eduardo Fortes (PSD)
Perfil do presidente Amélio Cayres é natural da Bahia. Veio para o Tocantins em 1976 para exercer a atividade agropecuária. Em 1996, foi eleito prefeito de Esperantina (TO), sendo reeleito em 2000. Foi eleito deputado estadual em 2006 e reeleito para mais quatro mandatos consecutivos: 2010, 2014, 2018 e 2022.
2º biênio Assim como na primeira votação, todos os deputados escolheram Léo Barbosa para residir os trabalhos e 1º de fevereiro de 2025 e seguirá até 31 de janeiro de 2027. A mesa diretora para o próximo biênio será composta da seguinte forma:
Perfil do presidente Léo Barbosa nasceu e, Porto Nacional e cresceu no distrito de Taquaruçu. Ingressou na vida política em 2016, quando foi eleito vereador de Palmas. Em 2019, iniciou seu mandato como deputado estadual e foi reeleito em 2022. Na Assembleia Legislativa, foi 2° vice-presidente da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto.
Duas eleições A eleição para dois biênios em um só dia foi aprovada em dezembro de 2022 pelos deputados e teve origem com a chamada PEC da Eternidade, que causou polêmica.
A proposta aprovada alterou a constituição da Assembleia e determinou que parlamentares possam eleger a presidência pelos próximos dois biênios. Os deputados também aprovaram, por unanimidade, uma proposta que proibiu a reeleição para a Mesa Diretora dentro de uma mesma legislatura.