07/03/2023 às 01h53min - Atualizada em 07/03/2023 às 01h53min

POLÍTICA & POLÍTICOS: Pensando em 2024, grupos começam a se movimentar em Colinas

Mal findou o carnaval e os diversos grupos políticos do município estão articulando a sucessão municipal de 2024 a todo vapor.

Thiago de Castro - Correio do Tocantins
Washington Ayres(MDB), Dr. Kasarin(União Brasil), Leandro Coutinho(PT), Marcão da PRF(Podemos) e Francisco do Cacau(PSC)

Dizem que no Brasil o ano só começa verdadeiramente após o carnaval. Com isso, muitas pessoas acabam deixando planos pessoais e profissionais para concretiza-los após o fim do período da folia.

No mundo, por vezes pantanoso da política, mal findou o carnaval e os diversos grupos políticos do município estão articulando a sucessão municipal de 2024 a todo vapor.

As conversas têm acontecido de forma intensa, porém discretas nos bastidores, muitas vezes longe dos olhares mais desatentos.

Mesmo acabando de sair de uma eleição presidencial das mais polarizadas e intensas da história brasileira, a população colinense volta seu olhar para a política local. Em diversas rodas de conversa, grupos de whatsapp e até mesmo em encontros familiares, pergunta-se: Quem serão os candidatos a prefeito em 2024?

O Portal Correio do Tocantins tem acompanhado de perto toda a movimentação e mantido contato com as principais lideranças e grupos políticos em Colinas e apresenta com exclusividade a lista dos prováveis pré-candidatos a prefeito em 2024.

 
Dr. Kasarin(União Brasil)


 

Atual prefeito de Colinas, já discute abertamente sua reeleição com seus correligionários. Seu grupo estuda a possibilidade de lançar de 3 a 4 chapas competitivas de vereadores, dizem seus apoiadores mais entusiasmados.

Apesar de seu estilo “diferentão”, conta a seu favor estar no mandato de prefeito, porém, existe a lenda da “maldição da cadeira vermelha”, que consiste no impressionante fato de que desde que a reeleição foi instituída no Brasil, nenhum prefeito de Colinas conseguiu se reeleger, além de José Santana do PT, cuja cor vermelha é símbolo de seu partido, que foi prefeito por 4 mandatos.

Se conseguir a façanha da reeleição e quebrar a "maldição", entrará certamente para a história do município.

Washington Ayres(MDB)


 

Advogado, vereador por 4 mandatos, presidente da Câmara de vereadores de Colinas por 2 vezes, Subsecretário Estadual da Juventude e atual Presidente do Ruraltins, Ayres deseja alçar voos mais altos.

É um político experiente, com perfil tido no meio político como agregador e equilibrado, possui um bom trânsito com as principais forças políticas em Colinas e conta com apoio para seu projeto, do deputado federal Vicentinho Júnior e do deputado estadual Eduardo do Dertins. 

 

Leandro Coutinho(PT)


 

Aos 31 anos, Leandro Coutinho está em seu segundo mandato de vereador, foi secretário municipal de habitação no 4º mandato do ex-prefeito José Santana e atualmente está em seu segundo mandato como presidente da Câmara Municipal.

Coutinho lançou oficialmente sua pré-candidatura ao executivo municipal em fevereiro, antecipando o processo eleitoral em mais de 1 ano e 8 meses, fato visto como precipitado por lideranças mais experientes.

Conta com um "barulhento" grupo de apoio nas redes sociais e é tido com articulador no meio político

Está de saída do partido dos trabalhadores, mas ainda não definiu para qual partido irá.

 

Francisco do Cacau(PSC)


 

Francisco é o atual vice-prefeito de Colinas, eleito em 2020 na chapa do prefeito Kasarin, de quem rompeu politicamente em 2022, lançando-se candidato a deputado estadual, obtendo 2.132 votos no município, ficando em 2º lugar, perdendo apenas para a ex-deputada estadual Amália Santana.

Francisco saiu fortalecido do processo eleitoral de 2022 e tem conversado de forma discreta com os demais grupos políticos em Colinas, tentando construir uma candidatura de consenso na oposição, uma tarefa, devido ao histórico das oposições colinenses, no mínimo difícil.

Marcão da PRF(Podemos)


 

Policial Rodoviário Federal e vereador em segundo mandato, Marcão disputou uma vaga de deputado federal em 2022, obtendo 2.842 votos no município, alcançando o posto de mais votado, saindo assim fortalecido junto ao eleitorado colinense.

De perfil tranquilo e conciliador, pretende lançar oficialmente sua pré-candidatura a prefeito no segundo semestre deste ano e já tem conversado com os demais grupos políticos visando uma possível união das oposições em torno de um projeto único em 2024.

Possíveis nomes

Nomes como o da ex-vereadora Profª. Raimundinha(PSD), política experiente e de longa tradição na política colinense,do ex-prefeito Adriano Rabelo(PL) e da também ex-prefeita Maria Helena(Cidadania)também são citados como possíveis pré-candidatos, porém nenhum dos três se manifestou publicamente até o momento sobre a possibilidade.

Partido dos Trabalhadores

Apesar da votação menor em 2022 e da não eleição da ex-deputada estadual Amália Santana, o grupo do PT em Colinas continua sendo uma força política importante. Possui militância e votos suficientes para, a depender do grupo em que estiver, decidir uma eleição. A grande pergunta é: Onde estarão em 2024? Lançarão candidatura própria? Aguardemos.


No momento atual da política colinense, vale a frase proferida por Magalhães Pinto, célebre político mineiro: "A política é como núvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou."




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp