Visando resguardar e preservar a saúde dos servidores públicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), foi realizada nesta sexta-feira, 24, por meio de parceria entre a Agência e Secretaria Estadual de Saúde e secretarias municipais de saúde, uma ação de coleta de sangue para exames laboratoriais de 20 técnicos da Agência da Regional de Colinas. A coleta foi realizada na Unidade de Saúde Maria Martins Nunes, em Colinas do Tocantins.
Para o supervisor técnico da área animal da regional da Adapec de Colinas, Giliarde Gonçalves de Almeida, explicou que as coletas foram feitas em uma unidade de saúde do município e que serão enviadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen).
"Essa titulação de raiva é fundamental para os nossos profissionais que trabalham diretamente na colheita de material suspeita para a raiva para que possa resguardá-los de um possível contato com o vírus, uma vez que esta é uma atividade de risco e precisamos rotineiramente fazer este tipo de testagem," destacou Giliarde Almeida.
A Adapec possui atualmente, o cadastro de 964 abrigos de morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva. E atende demandas dos produtores rurais em todo o Estado. Só em 2022, foram atendidas demandas de 741 produtores rurais e prestou orientações quanto aos cuidados contra a doença para 1.346 pessoas.