O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), iniciou nesta semana as oficinas de apresentação do Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Tocantins, o ATER Tocantins. A ação começou na segunda-feira, 24, em Paraíso do Tocantins, em seguida, em Araguaína, e nesta quinta-feira, 27, ocorre na Delegacia Regional de Apoio de Araguatins.
"A proposta das oficinas é construir ações de fortalecimento da ater para a agricultura familiar, por meio das estratégias do Plano Ater Tocantins, estas ações serão definidas em conjunto com os técnicos e profissionais da extensão, onde serão ouvidas as demandas, a necessidade das Regionais e Unidades Locais do Ruraltins junto aos agricultores. Hoje nós temos programas, convênios e parcerias e principalmente o apoio do Governador para ampliar as ações que já estão sendo executadas e também novas propostas pensadas em garantir o acesso do produtor às políticas públicas e melhorar a suas atividades produtivas", explicou o gestor Washington Ayres.
O Plano Ater Tocantins vai contemplar o desenvolvimento de cadeias produtivas prioritárias no Estado, sendo elas a Apicultura e Meliponicultura, Mandiocultura, Avicultura Caipira, Fruticultura, Bovinocultura de Corte e de Leite, Piscicultura e Horticultura.
As oficinas são apresentadas pelo técnico do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), José Carlos Moraes, que aborda diversas propostas para a melhoria e fortalecimento do serviço de ater no Tocantins, dentre elas a estruturação, modernização e capacitação, com ênfase na valorização do profissional de ater; o Programa inclusão produtiva Rural, que une assistência técnica ao acesso a recurso financeiro para implantação e desenvolvimento de atividades produtivas; e também os Programas Alimenta Tocantins; Mecanização Agrícola, Fomento à Agroindustrialização; Incentivo ao Turismo Rural e Sistemas de Produção Sustentável.
As próximas oficinas estão previstas para semana que vem, de 02 a 12 de maio, em Miracema, Colinas, Porto Nacional, Taguatinga e Gurupi.