10/05/2023 às 10h51min - Atualizada em 10/05/2023 às 10h51min

Aplicativo da Segurança Pública que registra demandas da população é apresentado em Pedro Afonso e Guaraí

O aplicativo Fale com a Ouvidoria permite que sejam feitas reclamações e elogios e está disponível 24 horas.

Thiago de Castro - Correio do Tocantins

A população dos municípios de Pedro Afonso e Guaraí receberam nesta terça-feira, 8, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, e equipe técnica da secretaria para apresentar as funcionalidades do aplicativo "Fale com a Ouvidoria". A ferramenta, que já está disponível para download, permite que o cidadão faça denúncias, reclamações, elogios e sugestões, inclusive de forma anônima, se assim preferir.

 

Em sua fala, nas duas cidades, o secretário Wlademir Mota destacou que a atual gestão tem feito um trabalho de proximidade com a população visando melhores resultados para a Segurança Pública. "Temos feito um trabalho forte de planejamento, dentro do gabinete, mas também um trabalho que vise estreitar os laços com a população, indo aos municípios, como bem faz o governador Wanderlei Barbosa. Por isso estamos aqui apresentando esse aplicativo que é uma ferramenta de gestão, que vai ajudar a subsidiar as ações de segurança", afirmou o secretário. 

 

Ao apresentar o aplicativo, o assessor de Tecnologia da Informação da SSP/TO, Rodrigo Barbosa Rodrigues, lembrou que o app é de fácil compreensão e está disponível 24 horas.
 

"Já temos contabilizados mais de 300 downloads e com esse trabalho de divulgação queremos ampliar esse número e fazer com que as pessoas deem suas contribuições através dessa ferramenta", lembrou. 

 

O ouvidor da Secretaria da Segurança Pública, Nelson Tavares, explicou que a apresentação do aplicativo irá ocorrer em todas as regionais do Estado, com distribuição de material publicitário e orientação sobre como manusear a ferramenta. 

 

Já o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, disse que é "ouvindo o cidadão com facilidade e dinamismo que será possível aprimorar os trabalhos da Polícia Civil. "As sugestões devem ser dadas, as críticas fazem com que a gente cresça e aperfeiçoe a atuação da polícia e os elogios, sempre que formos merecedores, também são muito bem-vindos", afirmou. 

 

Repercussão

Após conhecer o aplicativo, o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, parabenizou o secretário Wlademir e sua equipe.
 

"Quero parabenizar a todos e dizer que essa ferramenta, sem dúvidas, vem para somar e será muito útil para o trabalho da secretaria com consequente resultado em nosso município", disse. 

 

A defensora pública Tereza de Maria Bonfim Nunes e a promotora de justiça Jeniffer Medrado Ribeiro Siqueira, ambas de Pedro Afonso, destacaram a importância da ferramenta e parabenizaram a SSP/TO pela inovação e pelo interesse em dialogar com a população.
 

"O MPE está à disposição para contribuir com esta ação e com a divulgação do material. Ouvir a população é sempre uma excelente opção", disse. 

 

A ouvidora da Secretaria da Mulher, Suzan de Sousa Milhomem, também fez questão de parabenizar a atuação da SSP/TO e aproveitou para pedir a contribuição da pasta na implantação de ferramentas que facilitem o diálogo com as mulheres. 

 

Guaraí

Em Guaraí, a presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Loyanna Caroline Lima, disse que a ferramenta facilita o diálogo com aqueles de regiões mais distantes.
 

"Eu parabenizo a SSP por essa iniciativa pioneira, porque vai conectar cidadãos e fazer a interiorização dos serviços prestados pela segurança, não importando onde o cidadão esteja. Isso vai facilitar o diálogo, principalmente para quem não pode se dirigir a uma delegacia ou à própria secretaria. Eu coloco a subseção de Guaraí à disposição para ajudar na divulgação", afirmou a presidente.  

 

Os eventos, nas duas cidades, reuniram representantes de diversos órgãos, poderes, representantes da sociedade civil e servidores da segurança pública. Logo após as apresentações, o secretário e sua equipe técnica tiveram um momento com os policiais civis para debater demandas e buscar soluções que melhorem os serviços prestados à população e a qualidade de trabalho dos servidores. 


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