10/05/2023 às 08h00min - Atualizada em 10/05/2023 às 11h04min
Duas operações cumprem 39 mandados de prisão contra integrantes de grupos criminosos
Ações são realizadas pelo Grupo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público, com apoio das polícias Civil e Militar. Mandados são cumpridos em 13 cidades do Tocantins.
Thiago de Castro - Correio do Tocantins
Nesta quarta-feira (10) estão sendo cumpridos 39 mandados de prisão contra integrantes de organizações criminosas no estado. São duas operações realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco/MPTO), com o apoio das polícias Civil e Militar.
A primeira operação chama-se Sintonia e está sendo realizada pelo Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC) do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG). Os mandados são cumpridos de forma simultânea em 13 estados do país, incluindo o Tocantins.
A outra investigação foi chamada de Collapsus e específica do Tocantins e coordenada pelo Gaeco. Neste caso, o foco principal são os criminosos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
Segundo o Ministério Público, dos 39 mandados de prisão em cumprimento, 20 são referentes à operação Sintonia e os outros 19 da operação Collapsus. As ações estão sendo realizadas em 13 cidades do estado.
O Ministério Público não informou quais crimes são investigados.
Além dos integrantes do Gaeco, participam das operações 80 policiais civis da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), Diretoria de Polícia do Interior (DPI), além de e 34 policiais militares do 1º, 5º e 8º Batalhões da Polícia Militar (BPMs), da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (6ª CIPM) e da Assessoria Militar do MPTO.