16/05/2023 às 09h36min - Atualizada em 16/05/2023 às 09h36min

Em vistoria, MP constata falta de luvas e outros insumos básicos em central que abastece unidades de saúde do Município de Palmas

Outro item em desabastecimento há meses são os ácidos graxos, utilizados na cicatrização de feridas e escaras.

- Correio do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou vistoria no Centro de Logística da Secretaria da Saúde (Semus) de Palmas, nesta segunda-feira, 15, tendo constatado o desabastecimento e a insuficiência de insumos básicos, como luvas, seringas e sondas.

 

Foi verificado que o estoque de luvas encontra-se zerado, o que compromete a realização de atendimentos nas áreas médica, de enfermagem e odontológica. A informação é de que o estoque se encontra irregular há cerca de dois meses.

 

Também estavam em falta as sondas uretrais (utilizadas para drenar urina) nos tamanhos 8, 10 e 12, bem como fraldas para adultos nos tamanhos M, G e Extra G, e fralda para crianças nos tamanhos Extra G e XXG.

 

Outro item em desabastecimento há meses são os ácidos graxos, utilizados na cicatrização de feridas e escaras.

 

O estoque de seringas de 20 ml (tamanho que seria o mais utilizado nos serviços das UPAs e do Samu) era de apenas cinco caixas, cedidas pelo Estado, que seriam suficientes para apenas um dia de serviço nas unidades de saúde do município. Também estava no final o estoque de lençóis descartáveis para o revestimento de macas, havendo apenas três rolos.

 

Outros itens em final de estoque seriam os eletrodos descartáveis (utilizados em procedimento de eletrocardiograma) e o papel grau cirúrgico (usado na esterilização de materiais hospitalares). Há apenas uma caixa destes insumos.

 

A vistoria foi realizada pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, que atua na área da defesa da saúde em Palmas. Conforme foi levantado, a baixa nos estoques é comunicada previamente à Semus, mas as compras não são realizadas em tempo hábil para evitar o desabastecimento. A Promotoria de Justiça adotará as medidas cabíveis para a solução do problema.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp