Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
24/05/2023 às 18h38min - Atualizada em 24/05/2023 às 18h38min

Vicentinho Júnior cobra ao Ministério do Meio ambiente celeridade na apresentação do estudo espeleológico da BR-242

O parlamentar aproveitou a reunião para questionar a ministra Marina Silva sobre o andamento dos estudos espeleológicos da BR-242, no entroncamento do município de Taguatinga.

Thiago de Castro - Correio do Tocantins
O deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) participou nesta quarta-feira, 24, de uma audiência pública com representantes do Ministério do Meio Ambiente que apresentaram à Comissão o plano trabalho e programas do Ministério para os próximos anos. O parlamentar aproveitou a reunião para questionar a ministra Marina Silva sobre o andamento dos estudos espeleológicos da BR-242, no entroncamento do município de Taguatinga.

"A obra não acontece, então existe um prejuízo tremendo. A economia de um país precisa cada vez mais da desburocratização, de ter efetivamente servidores dispostos a trabalhar pelo desenvolvimento do Brasil. Então eu queria saber no que tange ao Tocantins se existe um cronograma das atividades e qual a previsão de finalizar um estudo que dura mais de cinco anos", questionou o parlamentar.


Com inúmeras cavernas nas proximidades, a conclusão do estudo espeleológico é o fator chave para que o DNIT consiga realizar obras na área. Sobre este fator, Vicentinho Júnior lembrou que apesar das dificuldades criadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para finalizar o estudo, o mesmo órgão foi célere em autorizar empreendimentos de mineradoras de calcário a funcionar no local.

"Explodem dinamites a todo momento, penso que o impacto é até maior do que seria pela confecção e finalização da BR-242. O Ibama sentou literalmente no estudo e não permite que o tocantinense, que o Oeste baiano e que o Sul e o Leste mato-grossense se conectem".


Sobre os questionamentos do parlamentar, o presidente do Ibama, Rodrigo Augustinho explicou que o órgão estuda o licenciamento do trecho.
 

"Apesar de ser um trecho pequeno é um licenciamento difícil, mas o Ibama está priorizando e assim que tivermos avanço sobre essa questão estaremos informando ao deputado federal", concluiu.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://correiodotocantins.com.br/.
Correio do Tocantins Publicidade 1200x90
event.preventDefault(); }); document.body.oncontextmenu = function(e){ if(window.event) { return (event.returnValue = false) } else { e.preventDefault() } }; window.onmousedown = function(){ if(window.event){ if(event.button == 2 || event.button == 3){ return (event.returnValue = false) } } } } } bloqtx.init();
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp