O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) é um dos apoiadores da Semana Cultural da Escola Família Agrícola Zé de Deus, que ocorre nesta semana de 20 a 22 de junho, em Colinas do Tocantins. Com programação voltada para os alunos, professores e colaboradores, o Instituto levou oficinas sobre Confecção de Caixas para atividade de meliponicultura, Práticas e manejo em Piscicultura, boas práticas de fabricação, e também uma oficina de produção de tapioca colorida.
A oficina de Meliponário foi conduzida pelo técnico agrícola Wandro Cruz, que abordou sobre a criação de abelhas sem ferrão. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre as potencialidades e dificuldades na meliponicultura, sobre a importância dessas abelhas na polinização e no equilíbrio dos ecossistemas, além da oficina com prática de confecção de caixas e multiplicação de enxames de abelhas.
"Destacamos o potencial da meliponicultura, principalmente aqui da escola na zona rural que tem uma vegetação nativa e muito bem preservada. E isso resultou no interesse da escola em implantar o seu próprio meliponário, e acredito bastante no potencial da unidade", destacou Wandro.
O professor e zootecnista Marco Lara, reafirmou o interesse em implantar o meliponário na escola.
"A meliponicultura vem crescendo muito no Estado, e a escola já estava atrás de profissionais e técnicos que viessem nos mostrar, trazer algum conhecimento sobre o assunto e, graças a Deus, deu certo. Os técnicos do Ruraltins deram todo apoio, foi super importante a presença deles aqui e já podemos visualizar os resultados dessa parceria. Foi um curso fantástico para a gente e com certeza a gente vai progredir com isso", ressaltou o professor.
Já na oficina de Piscicultura, o engenheiro de pesca Renan Sousa foi o responsável por transmitir seus conhecimentos aos alunos. Ele abordou temas como manejo de piscicultura e sistema de produção em tanque escavado, ressaltando a importância da regularização ambiental nesse tipo de atividade e as perspectivas do negócio no Estado do Tocantins. Além disso, o engenheiro conduziu uma atividade prática de análise de água nos tanques da escola, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar e aplicar os conhecimentos adquiridos na oficina.
A palestra sobre boas práticas de fabricação foi conduzida pelo engenheiro de alimentos, Daniel Rezende, e a oficina de produção de tapioca colorida com os extensionistas Isaias Gama e Deusirene.
O professor de agroecologia e agroindústria, Césio Silva Pinho, falou da parceria e do compromisso do instituto em apoiar a escola na formação técnica dos alunos.
"O Ruraltins já há muito tempo exerce uma parceria com técnicos aqui do nosso regional de Colinas, e também de Araguaína. E é muito importante o trabalho deles aqui para nós porque complementa a formação dos nossos alunos, técnicos agropecuários, ainda mais eles que estão diretamente no campo, sabem os principais anseios do agricultor familiar, e sempre que a gente solicitou o pessoal do Ruraltins nossas solicitações foram atendidas. Então a parceria é forte, a escola não abre mão da parceria dos técnicos do Ruraltins na formação dos nossos alunos, onde o nosso objetivo é formar profissionais de qualidade no mercado de trabalho", relatou.
"A participação do Ruraltins na Semana Cultural da Escola Família Agrícola Zé de Deus, em Colinas, demonstra o compromisso do instituto em apoiar a formação técnica e o desenvolvimento da agropecuária no estado do Tocantins, especialmente de cadeias tão significativas para a agricultura familiar, que são a meliponicultura e a piscicultura. Essas oficinas e atividades práticas oferecidas aos alunos contribuem para o enriquecimento de seus conhecimentos e experiências, preparando-os para atuarem de forma mais qualificada e sustentável no setor agrícola", declarou o presidente do Ruraltins, Washington Ayres.