O parecer final do relator deverá ser votado nesta quinta-feira, 3, pelos membros da comissão especial do impeachment contra o governador afastado Mauro Carlesse (PSL).
No parecer prévio, apresentado na última reunião, quinta-feira, 24, após intensos protestos da defesa de Carlesse, Geo concluiu pela continuidade do processo de impeachment.
Com exceção do presidente, Elenil da Penha (MDB), que deve se pronunciar somente em caso de empate, votarão Eduardo do Dertins (Cidadania), José Roberto (PT) e Olyntho Neto (PSDB). Apesar da proximidade de Olyntho com Carlesse, o tucano votou na quinta a favor da manutenção de Geo na relatoria do impeachment, enquanto o governador afastado queria a suspeição do deputado do Pros.
Se passar pela comissão, o pedido de impeachment precisa ser também aprovado por dois terços dos deputados em plenário. Se conseguir esse quórum, será formado um tribunal especial misto com cinco parlamentares e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça. Se essa corte especial aprovar admissibilidade do pedido de impeachment, Carlesse, então, será afastado por até 180 dias, independente do processo contra ele no Superior Tribunal de Justiça (STJ). É esse Tribunal Misto que julgará, efetivamente, o impeachment do governador afastado.