19/08/2023 às 17h05min - Atualizada em 21/08/2023 às 03h51min
Inmet publica alertas de baixa umidade e índice pode chegar a 12% no Tocantins
Instituto Nacional de Meteorologista emitiu dois alertas. Umidade deve ser mais baixa nas regiões central, oeste, leste, sul e sudeste do estado.
- Correio do Tocantins
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade para o Tocantins, neste sábado (19). O índice pode chegar a 12% nas regiões central, oeste, leste, sul e sudeste do estado.
Um dos alertas é o amarelo, que significa perigo potencial. O aviso, direcionado para cidades da região norte do estado, incluindo a cidade de Araguaína, Araguatins, Augustinópolis e Xambioá, começou às 10h22 e segue até as 23h deste sábado. Neste caso, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
O outro alerta é o laranja e significa perigo. Até as 18h30 deste sábado, a umidade deve variar entre 20% e 12% nas outras regiões do estado. Há risco de incêndios florestais e à saúde, além do ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O aviso mais forte inclui a maioria das cidades, como Palmas, Paraíso do Tocantins, Miracema, Porto Nacional, Gurupi, Peixe, Araguaçu, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, dentre outras cidades.
A baixa umidade e a temperatura alta são características dessa época do ano. Em Palmas, a temperatura pode chegar a 36 graus e em Araguaína, a 37 graus. Já em Campos Lindos, os termômetros devem marcar 39 graus.
Instruções: - Beba bastante líquido;
- Atividades físicas não são recomendadas;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).