Segundo fontes em Brasília, o deputado federal Alexandre Guimarães(Republicanos) estaria de malas prontas para se filiar ao MDB do Tocantins. O parlamentar deve assumir o comando do MDB no Estado e ainda terá o diretório de Araguaína, hoje presidido pelo ex-vereador Ferreirinha, tio do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), pré-candidato a prefeito.
Segundo o renomado jornalista Cléber Toledo em sua coluna Em Off, a operação que vai garantir a entrada do deputado federal Alexandre Guimarães no MDB já está quase concluída. Faltam detalhes, garantem pessoas próximas. É o seguinte: o Republicanos vai ceder o parlamentar tocantinense para o MDB e, em troca, receberá o deputado federal do Pará Olival Marques.
Assim, Guimarães comandará o MDB do Tocantins e Marques o Republicanos do Pará. Segundo aliados do tocantinense, para a operação, o papel dos Barbalho – os maiores caciques paraenses – foi fundamental. Guimarães é muito próximo à poderosa família.
Ainda o que se diz é que ao ex-governador Marcelo Miranda será oferecida a presidência de honra do MDB estadual, que hoje ele comanda. Marcelo teria sido chamado a Brasília pelo presidente nacional do partido, Baleia Rossi (SP), quando teria sido comunicado da operação em andamento. Na época, Marcelo negou que a conversa com Baleia tenha tratado da filiação de Guimarães ou de troca de comando do MDB regional.
Porém, fontes afirmaram que os dois – Marcelo e Guimarães – chegaram a almoçar e conversar bastante no dia seguinte à conversa do ex-governador com Baleia Rossi.